Sargaço – a sua história e o seu futuro em exposição no CMIA de Vila do Conde

2022/09/24

“Sargaço: ontem, hoje e amanhã” é o tema da exposição que estará patente ao público no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) de Vila do Conde de 28 de setembro a 23 de dezembro.

Para além da inauguração da exposição às 10h30 da próxima quarta-feira, no mesmo dia, às 11h30, decorre, em formato online, o Café com Ciência “VALSAR – Valorização do Sargaço da costa norte de Portugal” com a presença de Cristina Rocha, investigadora no MARE-UC e coordenadora do projeto VALSAR. O acesso é gratuito e os interessados deverão inscrever-se aqui.

A exposição, organizada pelo CMIA – Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde e pelo MARE (Centro de Ciências do Mar e do Ambiente), Polo da Universidade de Coimbra, irá permitir aos visitantes conhecerem mais sobre esta mistura de algas, as multipotencialidades da sua utilização, a perspetiva histórica da apanha do sargaço, a sua importância para a comunidade piscatória da região, e, ainda, o futuro deste recurso.

Esta é uma iniciativa integrada nas atividades do projeto 'VALSAR – Valorização do Sargaço da Costa Litoral”, desenvolvido no âmbito do UC MAR, promovido pela Universidade de Coimbra, o MAREFOZ (MARE-UC), tendo como parceiros o Centro de Neurociências e Biologia Celular (UC), a Escola Superior Agrária de Coimbra (IPC), o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) e o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Vila do Conde, contando com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde.

Sobre o Projeto “Valsar - Valorização do Sargaço da Costa Litoral”

O projeto 'VALSAR' encontra-se em desenvolvimento em Vila do Conde e Póvoa de Varzim e pretende valorizar as multipotencialidades do sargaço da Costa Litoral Norte. O trabalho que está ser desenvolvido por uma equipa de investigadores da Universidade de Coimbra propõe desenvolver novos biofertilizantes e bioestimulantes para aplicação na agricultura, assim como avaliar a potencial aplicação das propriedades naturais desta mistura de algas no setor farmacêutico e de cosmética, esperando apresentar os primeiros resultados já no final deste ano.

O VALSAR é um projeto cofinanciado pelo MAR 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEAMP - Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas.