Apresentação do livro 'Alcora' de Vicente de Paiva Brandão na Biblioteca Municipal

2022/09/23

Este sábado, às 16h30, a Associação Cultural Ateneu de Vila do Conde promove na Biblioteca Municipal a apresentação do livro "Alcora: a derradeira tentativa de manter o ultramar português", de Vicente de Paiva Brandão.

Trata-se de uma obra que aborda a história da cumplicidade sul-africana na manutenção portuguesa de Angola e Moçambique, na qual o autor "revisita o mecanismo internacional pelo qual Portugal, através de um sistema de múltiplas alianças na África Austral, procurou os apoios internacionais essenciais para sufocar os movimentos independentistas e vencer a Guerra Colonial".

Vicente de Paiva Brandão é licenciado em Relações Internacionais (Universidade Lusíada, 1992), Mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional (ISEG, 1997) e Auditor de Defesa Nacional (Instituto de Defesa Nacional, 2006). Doutorou-se em Ciência Política e Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos (Universidade Católica Portuguesa, 2015).

As áreas de investigação a que se dedica são os modelos autoritários dos anos 1930, a política externa portuguesa do Estado Novo e contemporânea, a Guerra Colonial (1961-1974), os desafios colocados pela transição democrática aos países africanos lusófonos e a análise da política internacional.