Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

“Terra Nullius” – espetáculo-percurso convida a caminhar por Vila do Conde

2022/09/22

O Circular – Festival de Artes Performativas apresenta “Terra Nullius” de Paula Diogo, um espetáculo-percurso que sai do espaço do teatro e percorre lugares de Vila do Conde. As sessões acontecem esta quinta-feira (sessão esgotada), sexta e sábado, às 18h30, com ponto de encontro no Teatro Municipal de Vila do Conde. O percurso é feito a pé entre a praia de Azurara e o molhe de Nossa Senhora da Guia (aproximadamente 4 kms).

Terra Nullius é um espetáculo-percurso que tenta capturar a experiência de um lugar, convidando o público a caminhar numa experiência coletiva. Para cada novo lugar um percurso é desenhado na cidade, criando uma sobreposição com a faixa sonora. A experiência termina com a leitura solitária do livro Terra Nullius, que é distribuído a cada elemento do público.

A participação é gratuita mas de inscrição obrigatória aqui

Transporte assegurado do Teatro Municipal até à Praia de Azurara

Aconselha-se o uso de roupa e calçado confortáveis.
M/12 | duração aprox. 1h


Sobre o Projeto Terra Nullius

A autora Paula Diogo esteve em Reykjavik durante um ano a desenvolver um projeto que tentava capturar uma ‘experiência do lugar’ cruzando-a com narrativas pessoais e coletivas. Como procedimento usou duas ações simples: caminhar e escrever. A versão final do projeto foi apresentada em outubro de 2020 no Teatro Nacional D. Maria II, tendo sido apresentado em várias cidades da Europa e América Latina, desde então.

“Terra Nullius” foi um termo criado pela lei internacional para definir territórios que não pertenciam a ninguém e por isso podiam ser ocupados e declarados como território “novo”. Mas o termo Terra Nullius encerra também um significado poético. Uma ideia de território inexplorado, território não reclamado onde é possível viver fora de leis de mercado e de produção, uma espécie de oásis de liberdade onde seria possível recomeçar e repensar uma ideia de sociedade. Etimologicamente significa também literalmente terra de ninguém, terra sem dono, terra que não pode ser reclamada, ponto zero.

 

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia