Academia Metropolitana de Voluntariado promoveu ação na Cividade de Bagunte

2022/09/14

A Academia Metropolitana de Voluntariado promoveu uma ação de voluntariado na Cividade de Bagunte na área do património arqueológico e património natural.

A Câmara Municipal de Vila do Conde dinamizou uma iniciativa que permitiu aos 34 jovens voluntários participantes vivenciaram uma experiência única com preocupações de conhecimento e preservação do nosso património, a qual contou com a presença da Vereadora da Câmara Municipal, Carla Peixoto.

Ao nível do património arqueológico, com a coordenação do Serviço de Arqueologia do Município e contando com a colaboração da Associação de Proteção ao Património Arqueologia e Museus de Vila do Conde (APPA-VC), procederam à limpeza de muros, realização de desenho arqueológico e levantamento de cotas para a planta topográfica para a elaboração do mapeamento dos núcleos habitacionais do povoado aqui existente na idade do ferro e posteriormente romanizado.

Ao nível do património natural, com a coordenação do Gabinete Técnico Florestal do Município e colaboração do Cre Porto no âmbito do projeto Futuro – 100.000 Árvores na AMP, a ação incidiu no controle de espécies invasoras designadamente da espécie acácia melanoxylon (austrália), tendo em vista promover a instalação de espécies nativas.

Esta é uma iniciativa piloto da Área Metropolitana do Porto desenvolvida com a Pista Mágica e em parceria com o IPDJ - Instituto Português do Desporto e Juventude e vários municípios, entre eles Vila do Conde.

Na passada sexta-feira, teve lugar a sessão final do projeto, nas instalações da AMP, onde foi reconhecido o esforço e dedicação dos jovens em prol da construção de uma comunidade mais coesa.

amvc_visita_da_sra_vereadora_a_cividadede_de_bagunte_dsc_6128_face
sessao_final