Câmara de Vila do Conde integra o projeto europeu MAELSTROM que promove a limpeza das praias com uma tecnologia inovadora

2022/09/13

No próximo dia 17 de setembro celebra-se o World Cleanup Day, uma iniciativa internacional que une voluntários, governos e organizações de mais de 190 países para combater o problema global do Lixo Marinho, contribuindo para um mundo mais sustentável.

Esta é também a missão do projeto europeu MAELSTROM, que nesta data promove uma limpeza de praia multidisciplinar na cidade de Vila do Conde, onde está prevista a colocação de uma tecnologia inovadora para recolha de Lixo Marinho nos próximos meses.

O evento é organizado pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP), The Great Bubble Barrier, Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) e Câmara Municipal de Vila do Conde, e conta com o apoio da LIPOR (Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto) e da UNIFARDAS.

A Limpeza de Praia iniciar-se-á pelas 9 horas, em frente ao CMIA de Vila do Conde e conta com a receção dos participantes e, de seguida, com uma introdução ao paradigma do lixo marinho e ao projeto MAELSTROM.

O evento incluirá, também, várias atividades didáticas e a apresentação das tecnologias inovadoras para a monitorização e recolha de Lixo Marinho como uma aplicação móvel, desenvolvida no projeto – MAELSTROM App. Pelas 12 horas, dar-se-á início a várias atividades didáticas sobre os efeitos do lixo marinho e dos microplásticos, que incluirá uma breve apresentação e demonstração da tecnologia para a remoção do lixo marinho a ser implementada em Vila do Conde, desenvolvida pela The Great Bubble Barrier, também parceira do projeto.

As inscrições podem ser efetuadas em: https://forms.gle/dLd3pAATmaFUjpkL8