Um fim de semana para ficar com água na boca

2022/08/19

Este fim de semana, aceite o convite e reúna com amigos à volta da mesa nos Jardins da Av. Júlio Graça, em Vila do Conde. Falamos da Feira de Gastronomia que abre portas esta sexta-feira, e espera por si até 28 de agosto para saborear os deliciosos sabores da “Cozinha à Portuguesa” e não só.

Entre os vários restaurantes regionais, o restaurante temático que celebra os 100 anos da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul e apresenta gastronomia de Portugal, Canárias, Cabo Verde e Brasil, as petisqueiras e as tabernas, o difícil será mesmo resistir à tentação.

Se escolher o domingo para visitar a Feira de Gastronomia, aproveite e passe pelo Mercado Municipal onde decorre, sempre aos terceiros domingos de cada mês, a Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios. Entre as 10h e as 19h30, os colecionadores e apreciadores de antiguidades e velharias encontram-se nesta feira e promovem o gosto pelos testemunhos do passado, traduzidos em objetos antigos e velharias, designadamente livros, porcelanas, artigos de decoração, moedas, entre outros.

Saiba mais aqui:

FG 2022 - 1200x1200px

Feira de Gastronomia de Vila do Conde “Cozinha à Portuguesa”

De 19 a 28 de agosto, os Jardins da Avenida Júlio Graça vão receber a 22ª edição da Feira de Gastronomia “Cozinha à Portuguesa”, trazendo a Vila do Conde restaurantes representativos de várias regiões de Portugal e diversas petisqueiras.

Este ano, a Feira associa-se à comemoração do Centenário da Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul através do Restaurante Temático que vai apresentar a gastronomia dos quatro países onde se desenvolveu a “grande aventura” do Almirante Gago Coutinho e do Comandante Sacadura Cabral, a bordo do hidroavião Fairey III: Portugal, Espanha (Canárias), Cabo Verde e Brasil.

Os visitantes do certame poderão ainda contar com uma infinidade de produtos nos cerca de 70 stands: do pão tradicional aos bolos e biscoitos, dos enchidos às carnes fumadas, passando pelos queijos, compotas e geleias, ervas aromáticas, azeites e vinagres, mas também pelos chás e infusões ou ainda pelos vinhos, espumantes e digestivos que poderão ser apreciados nas tabernas instaladas no recinto.

Paralelamente, estará patente ao público a exposição itinerante comemorativa do "Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul". Sob o mote desta exposição da Marinha Portuguesa e do Museu do Ar serão promovidas oficinas para famílias.

Haverá uma livraria com as últimas novidades sobre a temática, onde estão programadas sessões de apresentação de livros:

- Sábado, dia 20, 15h00 - "Desconfinar a Agricultura / Crónicas Agrícolas - do Prado ao Prato" de Carlos Neves;

- Domingo, dia 21, 15h00 - "A Enigmática Travessia do Atlântico Sul, 1922" de Marco Pitt.

Não faltarão os espetáculos de danças e cantares tradicionais e workshops de chocolate por Chocolate com Pimenta, para crianças e adultos.

Consulte tudo aqui:

Programa Feira de Gastronomia 2022

Entrada livre
Horário:
Sextas, Sábados e Domingos – das 12H00 às 24H00
Restantes dias – das 17H00 às 24H00*
*Os Restaurantes abrem à hora de almoço, das 12h00 às 14h30

FV_736x420

Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios

A Feira de Velharias, Coleções e Alfarrábios realiza-se sempre aos terceiros domingos de cada mês, no Mercado Municipal de Vila do Conde, das 10h00 às 19h30.

O Município de Vila do Conde e a Associação de Proteção ao Património, Arqueologia e Museus promovem esta feira com o objetivo de valorizar e preservar importantes memórias coletivas e particulares do nosso património coletivo, contando com a presença de cerca de 60 expositores.

Esta feira acontece desde outubro de 1995, sendo, por isso, uma das mais antigas do país a realizar-se sem interrupção.

aula_capoeira

Aula de Capoeira no Parque Ativo

Este sábado, a iniciativa “Parque Ativo” propõe uma Aula de Capoeira com a Escola de Capoeira Vivência, às 10h30, no Parque de Jogos.

Com entrada livre, o objetivo da iniciativa é apoiar e promover a prática desportiva e a atividade física junto de todos os segmentos da população, criando hábitos de vida saudáveis.

Participe!

acidente

Cinema ao ar livre na Solar – Galeria de Arte Cinemática

Esta sexta-feira, dia 19 de agosto, às 21h30, o Cineclube de Vila do Conde apresenta o filme “Acidente”, na Solar - Galeria de Arte Cinemática, em mais uma sessão de cinema ao ar livre dedicada ao realizador Joseph Losey.

o público fará uma viagem até 1967 com a exibição de "Acidente", um filme que levou o realizador Joseph Losey ao Festival de Cannes e a vencer o Grande Prémio do Júri. Stephen é um professor de meia-idade na Universidade de Oxford insatisfeito com o seu casamento e com a sua carreira. Movido pela inveja entra em guerra com Charley, o seu amigo galanteador e rival académico, e com William, o jovem noivo de Anna, uma estudante enigmática por quem se apaixona.

Bilheteira:
- Público em geral - 3,00€