Ao encontro dos jovens de todo o concelho para a construção da candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude

2022/08/18

A Câmara Municipal tem em curso o processo de candidatura de Vila do Conde a Capital Europeia da Juventude em 2026 e, neste âmbito, está a promover um conjunto de atividades que percorrerão todas as freguesias e uniões de freguesia do concelho com o objetivo de auscultar os jovens para, juntos, construirmos esta candidatura.

Para o efeito, têm sido criados grupos de trabalho abertos em todas as freguesias e uniões de freguesia responsáveis por organizar e conduzir os trabalhos, dando origem a uma agenda de sessões de diálogo participativo jovem e atividades lúdicas, com início já em agosto.

Durante as sessões participativas de diálogo jovem, formadores qualificados desenvolvem conversas com recurso a métodos de educação não-formal, em que todos os jovens do concelho terão oportunidade de partilhar as suas ideias, preocupações e anseios. Serão estes contributos dos jovens que irão dar forma ao percurso da Candidatura. Pensar a comunidade em conjunto é o objetivo das sessões de diálogo jovem com o nome "Próximo Destino".

A par do trabalho de participação cívica, os jovens irão promover atividades lúdicas e recreativas com o objetivo de aprofundar o sentimento de pertença e de comunidade. Assim, os jovens organizam eventos variados como: tardes de jogos tradicionais; festas-convívio em modelo sunset com jovens artistas locais; corridas coloridas (“Color Run”); momentos lúdico-desportivos; piqueniques comunitários e temáticos, entre muitos outros momentos.

Recorde-se que a candidatura foi apresentada publicamente a 26 de março, Dia de Vila do Conde, e na semana passada o Presidente da Câmara, Vítor Costa, teve o privilégio de a dar a conhecer à Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, e ao Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia.

Acompanhe aqui a agenda dos eventos: