Cineclube promove sessões de cinema ao ar livre na Solar - Galeria de Arte Cinemática

2022/08/04

O Cineclube de Vila do Conde promove nas sextas-feiras de agosto, às 21h30, sessões de cinema ao ar livre na Solar - Galeria de Arte Cinemática - um ciclo dedicado a Joseph Losey, um dos nomes essenciais da história do cinema, com filmes por ele assinados e que vieram revolucionar o cinema inglês e o cinema europeu.

"Eva" é o primeiro filme a ser apresentado ao público esta sexta-feira, destacando-se por ser uma das suas obras-primas e talvez o seu filme mais pessoal.

No dia 12 de agosto a proposta é o filme "O Criado", um clássico dos dramas psicológicos vencedor de três prémios BAFTA. O declínio da aristocracia britânica é aqui representado através da relação entre criado e patrão.

A 19 de agosto o público fará uma viagem até 1967 com a exibição de "Acidente", um filme que levou o realizador Joseph Losey ao Festival de Cannes e a vencer o Grande Prémio do Júri. Stephen é um professor de meia-idade na Universidade de Oxford insatisfeito com o seu casamento e com a sua carreira. Movido pela inveja entra em guerra com Charley, o seu amigo galanteador e rival académico, e com William, o jovem noivo de Anna, uma estudante enigmática por quem se apaixona.

"Mr. Klein / Um Homem na Sombra", com Alain Delon, é o último filme a ser apresentado a 26 de agosto. O primeiro filme francês de Joseph Losey integrou a Seleção Oficial do Festival de Cannes e venceu três prémios César, entre eles o de Melhor Filme e o de Melhor Realizador.

Bilheteira:
- Público em geral - 3,00€