Tampinhas rendem 40 mil euros para material e equipamento ortopédico

2022/07/05

As 16ª e 17ª fases da Operação Tampinhas, que decorreram entre janeiro de 2020 e dezembro de 2021, acumularam um total de 93 toneladas de tampinhas tratadas que resultou em cerca de 40 mil euros de receita, o que permitiu a distribuição de 166 equipamentos ortopédicos por 59 entidades do território de municípios que integram a Lipor e onde Vila do Conde se insere.

Este resultado foi apresentado, ontem, na sessão de entrega dos donativos promovida pela Lipor. Nestas fases da Operação Tampinhas foram beneficiadas cinco entidades do concelho de Vila do Conde: Escola Secundária José Régio, Venerável Ordem Terceira de S. Francisco de Vila do Conde, União de Freguesias Malta e Canidelo e Juntas de Freguesia de Árvore e Vila do Conde.

As Instituições e as pessoas em nome individual foram selecionadas com base numa análise dos pedidos que foram chegando durante o período em que decorreram as 16ª e 17ª fases, e tendo por base os critérios definidos nas Normas de Aplicação da Operação Tampinhas.

Com a Operação Tampinhas, a LIPOR e os seus Municípios associados incentivaram a Sociedade Civil a separar tampas em plástico de embalagens, entregá-las separadamente na LIPOR, ou nas Instalações das Câmaras Municipais associadas, bem como em Instituições Públicas e Privadas da Região.

A operação Tampinhas iniciou-se em abril de 2006 e no total das 17 fases foram acumuladas 940 toneladas de tampinhas tratadas que resultou em cerca de 617 mil euros de receita, o que permitiu contemplar 658 entidades com 1816 equipamentos ortopédicos.