Festival Curtas celebra 30.ª edição com evento descentralizado

2022/07/05

Entre 9 e 17 de julho, o Curtas propõe, como vem sendo habitual, um olhar simultâneo para o passado e para o futuro, apresentando também uma iniciativa inédita, o Curtas em 30 locais. A evocação do 30.º aniversário do Curtas é o pretexto para o festival viajar até muitos locais inéditos na cidade e no concelho de Vila do Conde, aproximando a comunidade ao festival e também desenhando um percurso que conduz os espectadores do festival à descoberta de alguns locais da cidade e de algumas das suas freguesias. Desde edifícios históricos, estabelecimentos comerciais, cafés, jardins, ruas ou praças, serão no total 30 os espaços que irão receber uma parte da programação do Curtas deste ano. Projeção de filmes, exposições, obras de arte, workshops, concertos e performances, são vários os formatos de apresentação que esses locais irão acolher.

As muito aguardadas competições - Internacional, Nacional, Experimental, Vídeos Musicais e Take One! - apresentarão uma montra do melhor cinema produzido na curta-metragem em todo o mundo nos últimos meses, trazendo a Vila do Conde cineastas com alargado reconhecimento internacional, mas também outros que se estreiam no Curtas, permitindo conhecer as principais tendências do momento cinematográfico em Portugal e no mundo e as possibilidades do cinema. A secção inFocus desta edição será dedicada à cineasta catalã Carla Simón, um nome consolidado no cinema da Espanha e da Europa, cujo mais recente filme “Alcarràs” foi o último vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim.

Para assinalar a 30.ª edição do Curtas, o Curtinhas inclui uma sala de cinema itinerante, o Cinema Insuflável, que irá percorrer algumas localidades do concelho de Vila do Conde, entre os dias 9 e 17 de julho, com várias exibições diárias. Trata-se de uma sala de cinema itinerante para os mais pequenos, onde os adultos também podem entrar, desde que devidamente acompanhados por uma criança, e que passará por Touguinha, Guilhabreu, Mosteiró, Vila Chã, Mindelo, Vairão, Macieira e Touguinhó.

Na competição internacional, que representa mais de 70% das obras inscritas, o destaque deste ano vai para os novos filmes dos realizadores Radu Jude, Antonin Peretjatko, Hlynur Pálmason, Yann Gonzalez e Tsai Ming-liang. Na competição nacional do Curtas merece nota especial as estreias nacionais de "Aos Dezasseis", de Carlos Lobo, "Ice Merchants" de João Gonzalez, "Garrano", de David Doutel e Vasco Sá, e "Skola di Tarafe", de Sónia Vaz Borges e Filipa César.

Fora dos programas competitivos, destaque ainda para as estreias nacionais da secção Da Curta à Longa: "Fogo Fátuo" de João Pedro Rodrigues, "O Joelho de Ahed" de Nadav Lapid e "Saudade do Futuro" de Anna Azevedo Gomes. Os três realizadores estarão em Vila do Conde para apresentarem as sessões e conversarem com o público.

Na secção criativa Stereo, que junta a música ao cinema, será exibido "Agora e Para Sempre", documentário sobre a história e percurso da banda portuguesa Da Weasel.

Ainda nas interligações com outras formas de arte, e além de uma série de concertos, esta edição do Curtas propõe uma viagem à obra de Marie Losier, uma criadora francesa de imagens dedicada ao cinema analógico na era digital, que cria projetos artísticos em diálogo com outros criadores. Na secção New Voices, o festival convidou duas figuras emergentes do cinema europeu: a francesa Céline Devaux e o espanhol Chema García Ibarra.

O festival estabeleceu em quatro euros o preço para cada sessão e terá como polos centrais o Teatro Municipal de Vila do Conde, a Solar - Galeria de Arte Cinemática e o Auditório Municipal de Vila do Conde.

Programação completa aqui