Inauguração dos armazéns de aprestos no Porto de Pesca e apresentação da obra de recuperação paisagística

2022/07/02

Foi inaugurado hoje, dia 2 de julho, o complexo de armazéns de aprestos no molhe sul do Porto de Pesca de Vila do Conde/Póvoa de Varzim. Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, esteve presente, tendo apresentado o projeto de recuperação paisagística para ser desenvolvido à superfície dos armazéns de aprestos.

Na cerimónia esteve, também, presente a Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, a Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, o Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, Aires Pereira, o Presidente do Conselho de Administração da Docapesca, Sérgio Faias, o Presidente da Associação Pró Maior Segurança Homens do Mar, João Leite, entre outras entidades.

Na sua intervenção, Vítor Costa apresentou o projeto para ser desenvolvido à superfície dos armazéns de aprestos, lado a lado com a marginal. Adiantou ainda que se pretende levar a cabo o arranjo da marginal atlântica no seu lado norte, permitindo “a recuperação paisagística do lugar e o equilíbrio entre as funções piscatórias, o desenvolvimento turístico e o usufruto da zona pela população.” A obra incluirá espaços verdes, parque infantil e diversos elementos decorativos como uma pérgula escultórica um espaço de contemplação que irá simbolizar a afirmação da comunidade piscatória das Caxinas e Poça da Barca.

Quanto ao valor da obra, o Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde afirmou que orça em 2 milhões de euros e que, para a sua concretização, a autarquia irá “procurar soluções financeiras, incluindo linhas programáticas governamentais e comunitárias, tendo em vista lançar a empreitada o mais breve possível.”

Relativamente ao complexo de armazéns de aprestos agora inaugurado, trata-se de um equipamento que veio dar apoio e melhorar as condições de trabalho em terra às embarcações de pesca das comunidades piscatórias.

Como forma de homenagem ao Mestre Festas, Vítor Costa anunciou que a Câmara Municipal de Vila do Conde vai atribuir o seu nome a um arruamento na cidade vilacondense.

vc02072022igormartins00049
vc02072022igormartins00051