Exposição “O Prazer de Fotografar” de Eduardo Teixeira Pinto no Auditório Municipal de Vila do Conde

2022/07/02

Este sábado, às 21h30, no Auditório Municipal de Vila do Conde, é inaugurada a exposição de fotografia “O Prazer de Fotografar” de Eduardo Teixeira Pinto, seguida de uma conversa com Verónica Teixeira Pinto sobre a obra de seu pai, considerado um dos melhores e mais galardoados fotógrafos portugueses do século XX.

Eduardo da Costa Teixeira Pinto nasceu em Amarante. Filho de Joaquim Teixeira Pinto, herdou do seu pai - também fotógrafo e fundador da empresa «Foto – Arte» em 1930, - o prazer de fotografar.

Começou a tirar as suas primeiras fotografias profissionais em 1950, tornando-se expositor desde 1953 em vários salões de fotografia nos cinco continentes.

Dedicou toda a sua vida à arte fotográfica. A sua obra aborda diversos temas, com destaque para a natureza e a figura humana que tão bem soube conciliar. Com fotografias como «Rodopio», «Igreja de S. Gonçalo», «De Regresso», «Tema de Pintores», «Matinal», «Quietude» e «Tranquilidade», entre outras, obteve inúmeros prémios em Portugal e no estrangeiro.

Ao longo dos mais de cinquenta anos dedicados à fotografia conquistou inúmeros primeiros, segundos e terceiros prémios, além de imensas menções honrosas, troféus e medalhas, nomeadamente o Grande Prémio Camões (1960) – uma das mais altas distinções a nível nacional.

Falecido no dia 4 de Janeiro de 2009, Eduardo Teixeira Pinto era avesso a homenagens e distinções. Deixou um espólio fotográfico de valor incalculável.

«O prazer de fotografar», «A criança sob o olhar de Eduardo Teixeira Pinto», «Sensibilidades», «aos olhos de Eduardo» e «Saudades», são cinco exposições itinerantes, com uma seleção de fotografias representativas do percurso do autor, que percorrem Portugal e Espanha desde novembro de 2008 e têm como objetivo promover a divulgação do vasto espólio de Eduardo Teixeira Pinto.

A exposição em Vila do Conde integra o projeto FOTO VC e estará patente ao público até ao dia 30 de julho nos seguintes dias e horário: terça a quinta das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00, sexta das 14h30 às 19h00 e das 20h30 às 00h00 e sábado das 14h30 às 19h00 e das 20h30 às 23h30.