O saber a brincar não ocupa lugar: Município promove oficinas dirigidas ao público infantojuvenil

2022/06/30

A Câmara Municipal de Vila do Conde promove, durante o mês de julho, um conjunto de oficinas dirigidas ao público infantojuvenil. Os mais novos terão a oportunidade de participar, de forma gratuita, em diferentes iniciativas durante quatro semanas. A brincar e de uma forma divertida serão estimulados a desenvolver as suas competências e conhecimentos, mas também a sua criatividade e imaginação.

As atividades são gratuitas, sujeitas a inscrição prévia (ver contactos abaixo), e decorrem em diversos espaços da cidade. A lotação é limitada.

5 a 7 de julho - Centro de Atividades - Parque da Cidade

Ao longo de três dias, os participantes poderão descobrir as espécies vegetais do Parque da Cidade e criar um herbário coletivo produzido em cianotipia, uma técnica de impressão do início da história da fotografia. Esta oficina será orientada pela fotógrafa Margarida Ribeiro.

Público alvo: 7 aos 12 anos
Horário: 14h30 às 17h00
Inscrições através do e-mail centroactividades@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 648 134

11 a 15 de julho - Biblioteca Municipal José Régio

Na segunda semana de atividades o objetivo é celebrar o centenário de Agustina Bessa-Luís, que passou parte da sua vida em Vila do Conde, através da leitura, mas também das artes plásticas. No último dia será proporcionada uma visita à estação arqueológica Cividade de Bagunte.

Público alvo: 7 aos 12 anos
Horário: 15h00 às 17h00
Inscrições através do e-mail biblioteca@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 240 040

19 a 22 de julho - Centro de Memória

No Centro de Memória, “Vamos brincar aos surrealistas!” dá o mote para as atividades que irão decorrer de 19 a 22 de julho.
Os participantes terão a possibilidade de realizar uma oficina de poesia recortada e o jogo desenvolvido no âmbito do surrealismo, cadavre exquis. Ser criativo estará, certamente, na ordem do dia e os mais novos serão também convidados a fazer um autorretrato e a pintar a sua própria t-shirt.

Público alvo: 6 aos 12 anos
Horário: 15h00 às 17h00
Inscrições através do e-mail centro.memoria@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468

26 a 29 de julho - Núcleos do Museu de Vila do Conde

Numa cidade com uma história tão rica como Vila do Conde brincar com história é mais que possível e estas oficinas vão comprová-lo.
A 26 de julho, no Museu das Rendas de Bilros de Vila do Conde os mais novos irão participar na atividade "Vamos brincar com o bichinho das Rendas?". No dia seguinte é altura de conhecer melhor um pouco da história do escritor vilacondense José Régio. "Jogar com as palavras de Régio" decorrerá, precisamente, na Casa de José Régio. Já o Centro de Memória receberá, no dia 28, a atividade "Jogos Romanos". "O saber a brincar não ocupa lugar" termina com "À descoberta dos Tesouros Escondidos", na Alfândega Régia, concretamente no Museu de Construção Naval e na Nau Quinhentista, na última sexta-feira do mês.

Público alvo: 6 aos 12 anos
Horário: 15h00 às 17h00
Inscrições através do e-mail museus@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468