Município de Vila do Conde assinou Protocolo de Cooperação para as Comemorações do Centenário de Agustina Bessa-Luís

2022/06/22

A cidade de Amarante, terra natal de Agustina Bessa-Luís, recebeu a apresentação das comemorações do centenário da escritora. Para além de Amarante, outros municípios e entidades associaram-se a estas comemorações como Vila do Conde, Baião, Esposende, Porto, Póvoa do Varzim e Peso da Régua, a Direção Regional de Cultura do Norte, as Universidades do Porto, do Minho e de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, a Fundação de Serralves e a Associação de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contando como apoio institucional da CCDR-NORTE.

Na sessão de apresentação, na qual esteve presente o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila do Conde, Paulo Vasques, foi celebrado o protocolo de cooperação institucional para a organização e promoção da iniciativa. O consórcio propõe-se organizar uma agenda de iniciativas culturais, artísticas, científicas e de promoção da vida e obra de Agustina Bessa-Luís, no âmbito do centenário do seu nascimento, a realizar predominantemente entre 15 de outubro de 2022, data do nascimento da autora, e 15 de outubro de 2023.

Agustina Bessa-Luís nasceu em Amarante, em 1922, residiu no Porto e noutros concelhos do Norte de Portugal no decorrer da sua vida, pelo que se tornou umbilical o laço que liga a sua obra literária de valor ímpar à Região Norte. A escritora passou a sua infância e adolescência em diversos locais, nomeadamente nas freguesias de Ferreiró e Bagunte, em Vila do Conde. Chegou a passar férias na praia da foz do Ave, arrendando casa na Rua Comendador António Fernandes da Costa.

Assim, as comemorações do centenário do nascimento da escritora visam promover o seu legado artístico e cultural, ao mesmo tempo que desenvolvem o estudo e a valorização do seu vínculo territorial ao Norte de Portugal. Foi reconhecida como uma das escritoras mais importantes na ficção portuguesa contemporânea, tendo publicado mais de meia centena de obras, várias delas adaptadas ao cinema pelo realizador Manoel de Oliveira que mantinha com ela e com José Régio um relacionamento privilegiado.