-
Início
-
Viver
-
Gabinete de Comunicação
-
Notícias
- Detalhe da Notícia
Programa GelAvista quer monitorizar organismos gelatinosos como medusas em toda a costa

GelAvista é o programa responsável pela monitorização dos organismos gelatinosos, como as chamadas medusas, em toda a costa portuguesa, Açores e Madeira, e pretende envolver a comunidade no desenvolvimento da ciência, colmatando a falta de conhecimento em Portugal sobre os organismos gelatinosos.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera - IPMA, agente do programa, apela aos cidadãos que caso avistem organismos gelatinosos, partilhem essa informação através de apps que poderá descarregar ou do email plancton@ipma.pt, indicando a data e hora do avistamento, localização, fotografia se possível e o número de organismos avistados na mesma zona.
Dado que algumas espécies podem picar, injetando veneno e causando reações locais, será importante ter o devido cuidado e evitar tocar nos organismos, especialmente nos seus tentáculos.
O programa GelAvista quer reunir informação acerca destes animais, recorrendo à participação dos cidadãos que frequentam as zonas costeiras – praias, estuários, rios, marinas, e outros – durante as suas atividades de lazer ou profissionais.
Para saber mais sobre o programa, nomeadamente sobre o que fazer e não fazer no caso de contacto com os organismos em causa poderá consultar o site https://gelavista.ipma.pt/