Agradecimento - Tapetes de Flores de Vila do Conde

2022/06/19

Tapetes de Flores de Vila do Conde

Agradecimento

A Festa do Corpo de Deus é uma importante manifestação religiosa do calendário litúrgico, a que se associa, de quatro em quatro anos, a construção de tapetes de flores em várias das ruas da cidade por onde passa a habitual procissão.

É uma tradição secular que é cumprida pelos Vilacondenses e que torna a nossa cidade um foco de atração para muitos milhares de pessoas que, ou nos visitando, ou observando nas muitas imagens disponíveis, se deslumbram perante as maravilhosas obras artísticas de flores e de verdes que cobrem diversas artérias.

Foi um trabalho desenvolvido ao longo de muitas semanas, que envolveu largas centenas de Vilacondenses, os quais se empenharam devotadamente nas mais diversas tarefas, desde a conceção dos tapetes à sua concretização, passando pela mobilização das equipas e dos moradores, pela recolha dos materiais e pela respetiva desfolhagem, até à grande noite em que os trabalhos foram revelados e construídos, mostrando ao mundo a arte, a mestria e o espírito bairrista da população.

Temos um orgulho muito grande na tradição dos Tapetes de Flores. Que maior se torna quando observamos a maravilhosa magia que se espalha por várias ruas da cidade. Em todas, reinou o espírito inigualável da tradição. De todas, nos sentimos orgulhosos pelo facto da mesma ter sido novamente cumprida.

Tudo decorreu de uma forma única e exemplar. Envolvendo os Vilacondenses, a Câmara Municipal e a Paróquia de São João Baptista. Estamos todos satisfeitos com os extraordinários resultados obtidos. Vila do Conde voltou a florir em Dia de Corpo de Deus.

Manifesto o meu elevado apreço e máximo reconhecimento a todos quantos colaboraram e tornaram possível que a tradição se cumprisse inteiramente. E que a nossa terra se tornasse a orgulhar dos seus lindíssimos e incomparáveis Tapetes de Flores.
Muito obrigado.

O Presidente da Câmara,