Encontro “Celebrar as Pescas” no 80º aniversário da Mútua dos Pescadores

2022/05/19

O Centro Municipal da Juventude de Vila do Conde acolhe, no próximo sábado, dia 21 de maio, o encontro “Celebrar as Pescas”, a primeira iniciativa que assinala o 80.º Aniversário da Mútua dos Pescadores, organizada em parceria com a Câmara Municipal de Vila de Conde e várias associações do setor das pescas.

O encontro contará com a presença da Secretária de Estado das Pescas, Teresa Coelho, da Subdiretora Geral / DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Isabel Ventura e do Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Vítor Costa.

Esta iniciativa irá também assinalar o Dia do Pescador e o Dia Europeu do Mar e é realizada no âmbito do Ano Internacional da Pesca e Aquicultura Artesanais das Nações Unidas.

O Encontro “Celebrar as Pescas” visa dar continuidade à reflexão coletiva sobre as questões que afetam o setor da pesca nacional e continuar a fazer pontes entre as diversas entidades nacionais e regionais e as associações do setor.

O evento é de entrada livre sujeito a inscrição para mutua.iniciativas@gmail.com

• 09h30 Receção dos participantes
  • 09h45 Sessão de Abertura – Boas vindas

Jerónimo Viana, Administrador da Mútua dos Pescadores
Vítor Costa, Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde

10h00 Painel 1 – Recursos humanos, renovação da frota, e outras necessidades para o desenvolvimento do setor – que problemas, que soluções?

Moderação: Miguel Cardoso, Olhãopesca
Carlos Cruz, APROPESCA, Organização de Produtores de Pesca Artesanal, O.P.
Pedro Jorge, ADAPI, Associação de Armadores da Pesca do Arrasto
Nuno Teixeira, Sindicato dos Pescadores do Norte

• 10h45 Painel 2 – Investir em Formação e Segurança para garantir o Futuro da Pesca – Moderação: Mútua dos Pescadores

João Leite, Pro-Maior Segurança dos Homens do Mar
Manuel Marques, AAPN, Associação de Produtores de Pesca do Litoral Norte, O.P.
Pedro Moura, Associação Nacional de Pequena Pesca do Cerco

• 11h30 Intervalo
  • 11h45 Painel 3 – Valorizar o peixe – desde a captura à distribuição – Moderação: Humberto Jorge, ANOPCERCO, Associação Nacional das Organizações de Produtores do Cerco, C.R.L

Agostinho Mata, PROPEIXE, Cooperativa de Produtores de Peixe do Norte, C.R.L.
Adelino Vieira, APARA, Associação de Pesca Artesanal da Região Aveiro
Francisco Portela Rosa, VIANAPESCA, Cooperativa de Produtores de Peixe de Viana do Castelo, C.R.L.

• 12h30 Debate
  • 13h00 Almoço
  • 14h15 Painel 4 – A intervenção das instituições públicas e as respostas às dificuldades do setor – Moderação: António Costa Rei, CM Vila do Conde

Bruno Teles, Capitão-de-fragata, Capitão dos Portos da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, em representação do Senhor Vice-almirante Diretor-Geral da Autoridade Marítima – Segurança Marítima.
Joaquim Gonçalves, Membro do Conselho de Administração da APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, S.A. – Segurança nos Portos
Olga Vide, Diretora For-mar, Centro de Formação Profissional das Pescas e do Mar – Formação profissional
Sérgio Faias, Presidente Docapesca, Portos e Lotas, S.A. – Valorização do pescado
Isabel Ventura, Subdiretora Geral / DGRM – Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos