Dia Internacional dos Museus assinalado em Vila do Conde

2022/05/17

A Câmara Municipal de Vila do Conde assinala o Dia Internacional dos Museus com um conjunto de atividades nos vários núcleos museológicos da cidade, de 18 a 21 de maio.

O programa inclui conversas sobre várias temáticas, como a obra de José Régio, as rendas de Bilros, a pesca do bacalhau, sustentabilidade e valorização da cultura costeira, terminando no dia 21, sábado, às 21h30, na Alfândega Régia, com um concerto de guitarra portuguesa pelo jovem músico Rafael Campos.

As atividades são de entrada livre.

O Dia Internacional dos Museus é celebrado anualmente a 18 de maio. A celebração desta data é feita desde o dia 18 de maio de 1977 por proposta do ICOM – Conselho Internacional de Museus com o objetivo de promover junto da sociedade uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Este ano, o ICOM definiu como tema para esta iniciativa “O Poder dos Museus”, pretendendo-se explorar o seu potencial como forma de trazer mudanças positivas ao mundo.

18 de maio

10h30 - Casa de José Régio - Centro de Documentação José Régio
José Régio, "a quem o Divino Senhor do Silêncio apaixonadamente fala" [parafraseando Arthur Lambert da Fonseca] com Maria de Fátima Lambert, curadora, crítica de arte, investigadora e professora.

14h30 - Museu das Rendas de Bilros
Vamos falar de rendas de bilros - conversa com rendilheiras dos ranchos de rendilheiras do Monte e da Praça, os ranchos mais antigos do Distrito do Porto.

19 de maio

10h30 - Exposição permanente “Vila do Conde, Tempo e Território” - Núcleo central do Museu de Vila do Conde - Centro de Memória
Vamos falar de memórias bacalhoeiras - conversa com Jaime Pião, antigo pescador bacalhoeiro, que partilhará a sua relação e experiências vividas a bordo do pequeno bote, o dóri, que integra a coleção do extinto Museu do Mar.
Apoio da Associação Bind’ó Peixe.

14h30 - Casa de José Régio - Centro de Documentação José Régio
Vamos falar de José Régio - conversa com o Prof. António Martinó Coutinho, sobre as memórias do poeta, por quem assume profunda admiração e gratidão.

20 de maio

10h30 - Exposição permanente “Vila do Conde, Tempo e Território” - núcleo central do Museu de Vila do Conde - Centro de Memória
Vamos falar de sustentabilidade - conversa com Patrícia Azevedo, fundadora e mentora do Projeto Green Diamond (escolhas eco-conscientes e medicina natural), do Movimento Share Your Green Diamond e do Second Hand Green Diamond.

21 de maio

10h30 - Alfândega Régia - Museu de Construção Naval
Vamos falar de sustentabilidade e valorização da Cultura Costeira - apresentação da instalação artística “Fernão Magalhães”, criada a partir de lixo recolhido das praias, seguida de conversa sobre o Mar de Experiências, projeto pedagógico de valorização da cultura costeira de Vila Chã, da autoria de Teresa Azevedo e Bruno Costa.

21h30 - Alfândega Régia - Museu de Construção Naval
A Guitarra Portuguesa em concerto com o jovem músico Rafael Campos