Exposição de fotografia de Ana Abrão no Teatro Municipal de Vila do Conde

2022/05/11

No próximo sábado, às 16h00, é inaugurada no Teatro Municipal a exposição “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia” de Ana Abrão, no âmbito do Projeto Foto VC 22.

Ana Abrão viaja pelo mundo captando a diversidade das pessoas e a beleza humana. Ora como fotógrafa, ora como viajante, ora como observadora atenta das características culturais, a autora traz para o mundo de cá, alguns aspetos pouco conhecidos dos costumes de "outros mundos".

A exposição de fotografias surge em consequência do lançamento do livro “Outros Mundos” e ambos resultam de uma imersão na cultura asiática durante um ano, um mês e uma semana em que a fotógrafa Ana Abrão deixou Portugal sem roteiro definido e sem data de retorno.

A mostra compõe-se de algumas fotografias do livro e muitas outras associadas por grupos temáticos onde cada um utiliza, como linha condutora, uma característica cultural, uma tribo ou minoria étnica de uma região específica da Ásia.

O livro “Outros Mundos” foi destacado como livro de fotografia do ano pela Federation of European Photographers (Bruxelas) e como segundo melhor livro pela prestigiada One Eyeland (Los Angeles). Além destes destaques, recebeu também uma Menção Honrosa pela International Photography Awards (IPA).

A exposição pode ser apreciada até 26 de junho no seguinte horário:
Terça a Sexta: 10h30/12h30 e 14h30/19h00
Sábado: 10h30/12h30 e 14h30/19h00 | 20h30/23h30 (em dias de espetáculo)
Domingo: 15h30/19h00

Nota biográfica de Ana Abrão

Autora do livro “Outros Mundos – Um ano, um mês e uma semana de aventuras e fotografias na Ásia”.

Aliando a fotografia de retratos a uma grande experiência como viajante, Ana Abrão utiliza a fotografia como ferramenta, não só para dar a conhecer ao “mundo de cá” a beleza da cultura de “outros mundos”, como também para, subtilmente, colocar em pauta questões sobre direitos humanos.

Graduada em Psicologia e doutorada em Psicologia/Informática, Ana Abrão reduziu o seu investimento na carreira de professora universitária, depois de onze anos a dar aulas no Algarve, para seguir o seu gosto pela Fotografia. Exerce profissionalmente a fotografia há cerca de treze anos.

A autora luso-brasileira representa Portugal nos concursos internacionais de fotografia, tendo recebido vários prémios (21 medalhas e 61 menções honrosas). Pontualmente, participa em salões de fotografia como membro de júris nacionais e internacionais.

Tem o reconhecimento “Excellence" em arte fotográfica pela Photographic Society of America, além de “Artist” e “Excellence” pela associação europeia International Federation of Photographic Art.

Atualmente, é a representante da Photographic Society of America, em Portugal e curadora do site de fotografias Olhares.com.