Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Recital de Piano de Paulo Oliveira e lançamento do álbum de estreia no Teatro Municipal de Vila do Conde

2022/05/06

No próximo dia 14 de maio, às 21h30, o Teatro Municipal de Vila do Conde apresenta o Recital de Piano e lançamento do álbum de estreia de Paulo Oliveira, vilacondense, um dos mais destacados pianistas da sua geração.

Este recital e lançamento do álbum “Iberian Impressions” representa uma viagem pela música ibérica para piano. Começa e acaba com duas obras de construção mais formal, funcionando como alicerces de todo o programa, as Sonatinas de Armando José Fernandes e de Xavier Montsalvatge, respectivamente. Inclui dois ciclos com obras de carácter nacionalista (a suite España de Isaac Albéniz e a 1ª série das Cenas Portuguesas de José Vianna da Motta).

Apresenta ainda um conjunto de obras de Pedro Blanco, compositor espanhol que se radicou na cidade do Porto, onde passou praticamente metade da sua curta vida. Fortemente enraizado na vida cultural da cidade e do país, acaba por ser um exemplo ímpar da fusão entre as culturas portuguesa e espanhola, sendo um eixo de ligação privilegiado deste programa.

Bilhetes à venda no Teatro Municipal ou na Bilheteira Online

Teatro Municipal
Av. Dr. João Canavarro
4480 – 668 Vila do Conde
Telefone: 252 290 050
E-mail: teatromunicipal@cm-viladoconde.pt 

Horário de funcionamento
Terça a Sexta: 10h30/12h30 e 14h30/19h00
Sábado: 10h30/12h30 e 14h30/19h00 | 20h30/23h30 (em dias de espetáculo)
Domingo: 15h30/19h00

Iberian Impressions

Sonatina Armando José Fernandes
(1906-1983)
Allegretto grazioso
Tempo di Folia
Allegro non troppo

España, op. 165 Isaac Albéniz
(1860-1909)
Preludio
Tango
Malagueña
Serenata
Capricho Catalán
Zortzico

Castilla, op. 16 Pedro Blanco (1883-1919)
Nana leonesa

Heures Romantiques, op. 6
Berceuse

Galanias, op. 10
Verbena

Cenas Portuguesas, op. 9 José Vianna da Motta
(1868-1948)
Cantiga d’Amor
Chula
Valsa Caprichosa

Sonatine pour Yvette Xavier Montsalvatge (1912-2002)
Vivo e espiritoso
Moderato molto
Allegretto

Biografia de Paulo Oliveira

Natural de Vila do Conde, iniciou os seus estudos musicais aos nove anos com Joaquim Bento. Seguidamente ingressou na Academia de Música de S. Pio X como bolseiro da Fundação Dr. Elias de Aguiar. Nesta instituição estudou com Margarida Almeida e Felipe Silvestre, tendo finalizado o Curso Complementar de Piano em 1998 com a classificação máxima. Posteriormente estudou com Tania Achot, concluindo o Curso Superior de Piano na Escola Superior de Música de Lisboa, uma vez mais com as mais altas classificações.

Continuou a sua formação com Sequeira Costa na Universidade do Kansas, com quem estudou durante quase uma década, herdando assim os mais fiéis conhecimentos da era dourada do piano, que o seu mestre tinha recebido diretamente de Vianna da Motta, Mark Hamburg, Edwin Fischer, Marguerite Long e Jacques Février. Nesta universidade concluiu estudos de mestrado em 2005, como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Posteriormente, em 2009 concluiu com distinção o seu doutoramento com uma bolsa de estudos da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Outros professores relevantes na sua formação foram Helena Sá e Costa, Luiz de Moura Castro, Andrei Diev, Vladimir Viardo, Vitaly Margulis, Aldo Ciccolini, Paul Badura-Skoda e Dmitri Bashkirov.

Foi distinguido com diversos prémios em concursos nacionais e internacionais, destacando-se o prémio que obteve no “Concurso Internacional de Piano Vianna da Motta,” o 1º prémio no “Concurso Internacional Bartók-Kabalevsky-Prokofiev,” o 2º prémio no “Concurso de Interpretação do Estoril | Prémio El Corte Inglés” e o 1º prémio no “Festival Jovens Pianistas 2010 - Prémio Chopin” - organizado pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Foi ainda vencedor da “Kansas University Symphony Orchestra Concerto Competition”. O duo que mantém com a violoncelista Teresa Valente Pereira foi premiado num recital realizado no “Palau de la Música Catalana” em Barcelona.
Paulo Oliveira tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em Portugal, Espanha, Andorra, Itália, França, Reino Unido, Polónia, Brasil, Estados Unidos da América, e gravou para a RDP – Antena 2, Radio France e Catalunya Ràdio.

Tocou a solo com a Orquestra Sinfónica da Universidade do Kansas, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob a direção dos maestros Nicholas Uljanov, Steven McDonald, Pedro Neves, Ferreira Lobo, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin e Daniel Klajner.

Paulo Oliveira concilia a sua atividade concertística com o ensino. Foi professor de piano no Conservatório Nacional e no Instituto Piaget. Atualmente integra o corpo docente da Academia de Música de Santa Cecília e da Academia Nacional Superior de Orquestra | Metropolitana. Tem sido regularmente convidado a orientar master classes no país e no estrangeiro, e integrou por diversas vezes júris de concursos internacionais de piano.

É membro fundador da atual delegação portuguesa da “EPTA - European Piano Teachers Association” e é investigador integrado do Centro de Investigação e de Estudos em Belas-Artes da Universidade de Lisboa.

Fotografia: PauloOliveira_©TommmasoTuzj

Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-337 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia