Exposição de Cruzeiro Seixas patente ao público na Galeria Julio, Vila do Conde

Cruzeiro seixas 1 736 420
2022/05/13

Este sábado, dia 14 de maio, pelas 16h30, a Galeria Julio | Centro de Memória de Vila do Conde inaugura a exposição “Diálogos II: Velocidade de Cruzeiro” com obras de Julio e Cruzeiro Seixas, comissariada por Bernardo Pinto de Almeida. Depois de ter estado patente na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, a exposição inédita comemorativa do centenário do nascimento de Cruzeiro Seixas com uma seleção de mais de 140 obras, maioritariamente produzidas entre os anos 40 e 70, que integram o vasto espólio de mais de 400 desenhos e documentação que o artista entregou a essa instituição, apresenta-se agora em Vila do Conde, em diálogo com o artista Julio.

Na reedição em Vila do Conde, terra natal de Julio / Saúl Dias, a exposição conta também com cerca de 13 obras surrealistas de Julio. Porventura as primeiras realizadas por um artista português, oito das quais cedidas pela Fundação Cupertino de Miranda e que fizeram parte da coleção de Cruzeiro Seixas, um óleo de Julio, proveniente da Galeria S. Roque, datado de 1955, e quatro desenhos do acervo da Galeria Julio – Centro de Estudos Julio – Saúl Dias, bem como correspondência trocada entre ambos.

Considerado um dos principais e o último dos artistas que marcou os caminhos do surrealismo português, os desenhos de Cruzeiro Seixas de traço fino nunca se afastaram dessa linguagem estética, segundo ele "a mais avançada que o homem encontrou”, surgida no início dos anos 20, em Paris, e que tinha o intuito de transformar a sociedade e libertar o espírito, propondo uma revolução na arte e na vida. Cruzeiro Seixas, tal como Julio / Saúl Dias, foi também poeta, com uma obra vasta e variada, grande parte escrita em África, onde esteve na década de 50.

Os artistas são colocados em diálogo não só através da sua obra plástica, mas também da sua obra poética, já que contaremos na abertura da exposição com a voz de Isaque Ferreira para lhes dar vida. É assim que, anos depois de Cruzeiro Seixas ter defendido a obra de Julio /Saúl Dias durante o período em que dirigiu a programação da Galeria S. Mamede, em Lisboa, ambos se reencontram, através da imortalidade da Obra.

A exposição estará patente ao público até 14 de agosto. No dia 28 de maio, pelas 16h30, decorrerá uma visita à exposição orientada por Bernardo Pinto de Almeida, comissário da exposição.

Horário: terça a domingo das 10h às 18h (encerra sábados e domingos das 13h às 14h30).
Mais informações: 252 248 468 ou galeria.julio@cm-viladoconde.pt