Medidas de controlo de foco de infeção de gripe aviária

2022/03/09

Na sequência da confirmação de um foco de infeção por vírus da Gripe Aviária numa exploração de detenção caseira em Gião, a Câmara Municipal de Vila do Conde ativou a implementação de um plano de contingência para a gripe aviária, em articulação com as Juntas e Uniões de Freguesia, seguindo as medidas de controlo previstas na legislação em vigor.

As medidas fundamentais a aplicar neste momento pelos criadores/detentores são o confinamento das aves e o reforço da biossegurança e das boas práticas de produção avícola destinadas a evitar contactos diretos ou indiretos entre as aves domésticas e as aves selvagens, assim como os procedimentos de higiene de instalações, equipamentos e materiais, e o controlo dos acessos aos estabelecimentos onde são mantidas as aves (detenção caseira e explorações avícolas).

De forma a mitigar o foco de infeção, a Câmara Municipal promoveu uma sessão pública de esclarecimento na Junta de Freguesia de Gião e a distribuição de um flyer informativo por todo o concelho. Junto dos responsáveis das feiras e mercados foram implementadas medidas de proibição de venda de aves e ovos caseiros. Por precaução foi encerrado temporariamente o Parque João Paulo II, onde coabitam aves selvagens.

Acresce a vigilância e notificação à Direção-Geral de Alimentação e Veterinária de suspeitas, para permitir uma rápida e eficaz implementação das medidas de controlo que minimizem a disseminação da doença.

edital-15_gaap

Gripe-Aviaria