Ação de sensibilização sobre controlo da população de gaivotas

55721 amvc rio gaivotas 1 736 420
2021/11/25

No âmbito do Plano de Ação para o Controlo da População de Gaivotas na Área Metropolitana do Porto realizou-se, na passada terça-feira, na Escola EB1 das Caxinas, Centro Escolar das Violetas e Escola EB2/3 Frei João, uma ação de sensibilização sobre as gaivotas nas áreas urbanas.

Esta iniciativa, que envolveu 113 alunos, teve como objetivo melhorar o conhecimento da comunidade escolar sobre o tema e, consequentemente, contribuir para a adoção de atitudes e comportamentos conducentes à minimização dos impactos negativos e riscos associados às aves em causa.

Com base nos estudos existentes, a dimensão da população de gaivotas residentes na Área Metropolitana do Porto (AMP) é significativa, resultando num conjunto de impactos socioeconómicos e ambientais negativos tais como risco de transmissão de agentes patogénicos ao homem e a animais domésticos, danos patrimoniais, espalhamento de lixo, entre outros.

O plano pretende identificar as medidas mais adequadas para o controlo da população de gaivotas na AMP. Será de referir que existe um conjunto de boas práticas ao alcance de todos, como o correto acondicionamento e deposição dos resíduos, e a não alimentação das gaivotas – que deverá ser extensível a outros animais não domésticos, que contribuem para o controle da respetiva população.