Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Assinatura do acordo de colaboração para a construção de habitação social e a custos controlados

Dsc01120 1 736 420
2021/11/17

Decorreu esta tarde, no Centro Municipal da Juventude, a Cerimónia de celebração do Acordo de Colaboração no âmbito do Programa “1.º Direito” entre o Município de Vila do Conde e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), na presença do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, e da Secretária de Estado da Habitação, Marina Gonçalves.

O Presidente da Câmara Municipal, Vítor Costa, deu as boas vindas e agradeceu a presença aos representantes do governo português, saudando as entidades e autarcas presentes. A celebração deste acordo marcou o início de um projeto de construção alargado de habitações para agregados familiares desfavorecidos no âmbito do programa “1.º direito”, envolvendo, de forma inovadora, o terceiro setor através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara considerou a sessão realizada um momento marcante para o Município de Vila do Conde por trazer a habitação à lista das prioridades do concelho. Para Vítor Costa, este momento marca a retoma na normalização das relações institucionais entre o Município e o Governo, interrompida há largos anos, e proporciona a integração de uma grande instituição de âmbito social como a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde.

O Presidente da Câmara considera que o acordo de colaboração firmado hoje é ainda insuficiente para corresponder às carências habitacionais do concelho “e por isso vamos trabalhar num aditamento que permita alargar significativamente o número de habitações a construir no município”.

O Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, referiu que o tema habitação é um dos maiores desafios que o país apresenta atualmente, enaltecendo o trabalho que o executivo municipal está a desenvolver para fazer face às necessidades das famílias mais carenciadas, mas também das famílias da classe média. O Ministro Pedro Nuno Santos destacou ainda o importante contributo da Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde neste esforço coletivo em prol deste grande desígnio que é a habitação.

Terminada a sessão, a Secretária de Estado da Habitação, acompanhada pelo Presidente da Câmara e pelo Provedor da Santa Casa da Misericórdia, visitou o local, propriedade da Santa Casa da Misericórdia, onde será realizada a primeira construção.

dsc01124
dsc01154
dsc01181
dsc01222
dsc01265
dsc01261
dsc01449
dsc01515
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia