Valorização das ruínas arqueológicas da Cividade de Bagunte

Arqueologia 1 736 420
2021/10/21

No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da Associação de Protecção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde (APPA-VC), encontra-se em curso mais uma ação de valorização das ruínas da Cividade de Bagunte.

Na sequência das escavações arqueológicas realizadas até ao final do passado mês de setembro, atualmente está em desenvolvimento mais uma campanha de consolidação dos muros colocados a descoberto durante a grande campanha de escavação dos anos 40 do século XX, dirigidas por Fernando Russel Cortez. De momento, este esforço concentra-se nos muros que dão forma a um dos seus arruamentos, alinhados no sentido Este-Oeste, que permitiam aceder a diversos núcleos habitacionais.

Estes serão limpos, fotografados, desenhados à escala, implantados em levantamento topográfico e consolidados, permitindo a recolha de informação científica, a sua melhor preservação e aumentado a sua leitura para quem visita aquele sítio arqueológico.

No processo de consolidação serão usados materiais e técnicas construtivas tradicionais, separadas por uma membrana que permite, caso alguma vez venha a ser necessário, a reversão de todo o processo mantendo as ruínas intactas.

A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional, desde 1910, que pode ser visitado. Para marcações de visitas-guiadas a grupos, contacto o Gabinete de Arqueologia através do email arqueologia@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468.

trabalhos_cividade_de_bagunte
trabalhos_cividade_bagunte1