Passar para o Conteúdo Principal

Logotipo da Câmara Municipal de Vila do Conde

siga-nos
Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C

Valorização das ruínas arqueológicas da Cividade de Bagunte

Arqueologia 1 736 420
2021/10/21

No âmbito dos trabalhos desenvolvidos pelo Gabinete de Arqueologia da Câmara Municipal de Vila do Conde, com o apoio da Associação de Protecção ao Património, Arqueologia e Museus de Vila do Conde (APPA-VC), encontra-se em curso mais uma ação de valorização das ruínas da Cividade de Bagunte.

Na sequência das escavações arqueológicas realizadas até ao final do passado mês de setembro, atualmente está em desenvolvimento mais uma campanha de consolidação dos muros colocados a descoberto durante a grande campanha de escavação dos anos 40 do século XX, dirigidas por Fernando Russel Cortez. De momento, este esforço concentra-se nos muros que dão forma a um dos seus arruamentos, alinhados no sentido Este-Oeste, que permitiam aceder a diversos núcleos habitacionais.

Estes serão limpos, fotografados, desenhados à escala, implantados em levantamento topográfico e consolidados, permitindo a recolha de informação científica, a sua melhor preservação e aumentado a sua leitura para quem visita aquele sítio arqueológico.

No processo de consolidação serão usados materiais e técnicas construtivas tradicionais, separadas por uma membrana que permite, caso alguma vez venha a ser necessário, a reversão de todo o processo mantendo as ruínas intactas.

A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional, desde 1910, que pode ser visitado. Para marcações de visitas-guiadas a grupos, contacto o Gabinete de Arqueologia através do email arqueologia@cm-viladoconde.pt ou pelo telefone 252 248 468.

trabalhos_cividade_de_bagunte
trabalhos_cividade_bagunte1
trabalhos_cividade_bagunte
trabalhos_cividade_bagunte2
Município de Vila do Conde

Praça Vasco da Gama
4480-754 Vila do Conde

Telefone +351 252 248 400
E-mail geral@cm-viladoconde.pt

Horário de atendimento
Segunda a sexta - 9h00 às 16h30

© 2015 | Todos os direitos reservados

wiremazelogótipos da validação

Logótipos Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia