Cerimónia protocolar de instalação dos novos órgãos autárquicos municipais

2021/10/18

O momento é de grande exigência, a hora é de elevada esperança, o tempo é de total confiança no futuro
- afirmação do Presidente da Câmara, Vítor Costa, no discurso de tomada de posse.

O Teatro Municipal acolheu, na manhã de sábado, a cerimónia protocolar de instalação dos órgãos autárquicos municipais para o quadriénio 2021-2025.

O Presidente da Câmara Municipal eleito, Vítor Costa, assegurou que tem como grande objetivo criar condições para “conduzir Vila do Conde a um patamar de excelência” e tornar o nosso concelho “na melhor das terras para se viver, trabalhar, estudar e visitar”.

Começou por acentuar a sua vontade de “fomentar a unidade de Vila do Conde e com os Vilacondenses”, enfatizando que “Vila do Conde precisa de todos, sem qualquer distinção, de ordem política, religiosa, social, ou de qualquer outra espécie”. Afirmou ainda que, após a decisão dos cidadãos, “deve passar a imperar o interesse coletivo sobre as opções individuais”, concluindo este forte apelo à unidade, dizendo que “Vila do Conde une-nos, somos todos Vilacondenses”, pelo que temos de “pensar em Vila do Conde como algo que nos move, nos interessa, e nos congrega”.

Perante uma sala repleta, o Presidente da Câmara acrescentou que os “desafios são exigentes”, mas a sua “determinação será inabalável” para encontrar respostas adequadas para a melhoria significativa dos serviços municipais, e para enfrentar um grupo de matérias da máxima importância.

A este propósito, referiu como exemplos: a redução do preço da água, a questão ambiental e do desenvolvimento sustentável, a construção de mais habitações sociais e a preços acessíveis (a par da requalificação progressiva de uma parte do parque habitacional municipal), a educação, a mobilidade e as acessibilidades, a transição digital, a criação de melhores condições para atrair empresas e novos investimentos para o concelho, finalizando com a necessidade de potenciar a competência e a capacidade de influência no acesso a fundos comunitários.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara afirmou ainda que “temos de acelerar o desenvolvimento concelhio”, manifestando a sua determinação em “devolver a Vila do Conde um grande protagonismo regional e nacional, catapultando a nossa terra para a linha da frente dos municípios portugueses”.

Vítor Costa considerou a “gestão inteligente” como uma das suas apostas. Num caminho “que passa por pensar e agir com estratégia”, desenvolvendo “uma visão partilhada, um pensamento sistémico, perspetivas de longo prazo, clareza de objetivos e adesão de todos”. A este propósito, também afirmou que a Câmara Municipal “conta com quadros e trabalhadores de elevada qualidade capacidade”, tornando a gestão inteligente como “um desafio a enfrentar e a vencer”.

Foi igualmente referida pelo Presidente da Câmara que “é preciso combater a burocracia, que dificulta a vida de todos, e serve, demasiadas vezes, para esconder processos menos claros e menos transparentes”, referindo que se deve objetivar “uma Câmara aberta e próxima das pessoas”.

Terminou a sua intervenção, afirmando “vamos ao trabalho” e “cumprir os compromissos que assumimos”, acrescentando que “a minha entrega será total, o meu trabalho será permanente, a minha determinação será inabalável”, e que ele e os seus vereadores centrarão as suas missões “por Vila do Conde, pelos Vilacondenses, para os Vilacondenses”.

Na cerimónia foram também, empossados, para além de Vítor Costa, Sara Lobão, Mário Jorge Reis, Carla Peixoto e Paulo Vasques, bem como Elisa Ferraz, Pedro Gomes, Dália Vieira e Pedro Soares. De igual modo, foram investidos nas suas funções os eleitos para a Assembleia Municipal, cuja Mesa passará a ser presidida por Ana Luísa Beirão.

momento_de_intervencao
cerimonia_tomada_de_posse