Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Vila do Conde publicado em Diário da República

Pacos de concelho 1 736 420
2021/08/24

Foi publicado no dia 23 de agosto, o Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios de Vila do Conde, ficando vigente até 2030.

O documento define as ações necessárias à defesa da floresta contra incêndios e, para além das ações de prevenção, incluem a previsão e a programação integrada das intervenções das diferentes entidades envolvidas perante a eventual ocorrência de incêndio.

O plano foi aprovado em junho pela Assembleia Municipal e é constituído por um “Diagnóstico” com a caraterização física do território, climática, da população, ocupação do solo e zonas especiais, e a análise do histórico e casualidade dos incêndios florestais. Por sua vez, o “Plano de Ação” tem cinco “eixos estratégicos” que são: aumento da resiliência do território aos incêndios florestais; redução da incidência dos incêndios; melhoria da eficácia do ataque e da gestão dos incêndios; recuperar e reabilitar os ecossistemas; adaptação de uma estrutura orgânica funcional e eficaz.

Neste plano também estão definidas as condicionantes.

Para mais pormenores consulte - https://dre.pt/web/guest/home/-/dre/169994195/details/maximized?serie=II&parte_filter=36&dreId=169994193