Vila do Conde adere a movimento de combate às alterações climáticas

Grande destaque green city maker 1 1000 620
2021/08/05

Vila do Conde aderiu ao movimento cívico global “Green City Makers”, uma iniciativa que surgiu em Lisboa e que tem como objetivo ajudar as famílias e as cidades a tornarem-se agentes ativos no combate às alterações climáticas.

As alterações climáticas podem ser assustadoras e por isso tantas pessoas pensam que são demasiado “pequenas” para que consigam provocar uma mudança, mas o movimento “Green City Makers” mostra o contrário, desafiando os cidadãos a praticarem pequenos gestos que podem marcar a diferença.

Atualmente, este movimento tem em vigor uma campanha que tem um simples objetivo: prevenir que as árvores de passeio sem rega sintam stress hídrico durante o verão. Qualquer um de nós pode ter um papel ativo ao regar aquela árvore de passeio mais perto da nossa casa, trabalho, supermercado, etc. Ao dar um pouco de água à árvore de passeio, o cidadão está a tornar-se um Green City Maker e a árvore a sua Tree Buddy (“árvore amiga”)!

Como concelho aderente, Vila do Conde escolheu 10 árvores, onde foram colocadas placards onde consta o nome da árvore e informação sobre este movimento. Para facilitar todo o processo, existe também um QR code no placard. No entanto, pode escolher qualquer árvore de passeio e torná-la a sua Tree Budy. Escolha uma árvore que não tenha irrigação pela qual passe diariamente e comprometa-se a regá-la regularmente.

De cada vez que regar a sua Tree Buddy, deixe-nos uma mensagem. Partilhe o momento numa rede social com um simples post onde inclua as hashtags: #treebuddy #greencitymakers e #viladoconde.

Nome e localização das árvores selecionadas:

• Régio Carvalho
Rua Dr. António José Sousa Pereira, Vila do Conde (em frente à Biblioteca Municipal)
• Dr. António Tília
Rua Dr. António de Andrade, Vila do Conde (em frente à Escola do Ensino Básico nº1)
• Maria dos Remédios Pinheiro
Av. Dr. João Canavarro, Vila do Conde (junto à farmácia)
• Cecília Pinheiro
Av. Dr. João Canavarro, Vila do Conde (junto ao Teatro Municipal)
• Cristóvão Pinheiro
Adro da Igreja Nova, Rio Mau
• São Bento Japoneira