Centro de Artes Náuticas recebe apoio financeiro dos EEA Grants

2021/08/02

A Vereadora Arquiteta Rita Freire esteve presente, em representação da Câmara Municipal, na passada sexta-feira, na assinatura do contrato de financiamento do Centro de Artes Náuticas, no Mosteiro dos Jerónimos. Este resulta de uma candidatura ao Aviso de Concurso - Desenvolvimento local através da Salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, do Programa Cultura, financiado pelo Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021.

A cerimónia contou com a presença da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, o subdiretor-geral da Direção-Geral do Património Cultural e a Diretora da Unidade Nacional de Gestão dos EEA Grants, bem como a Embaixadora da Noruega, um dos países doadores juntamente com a Islândia e o Liechtenstein.

O Centro de Artes Náuticas é um projeto de grande complexidade, que visa a reabilitação do edifício da Antiga Seca do Bacalhau, transformando-o num polo museológico. Para além da componente de reabilitação, onde se incluem os estendais da seca do bacalhau, o projeto conta com diversas ações que visam a promoção de um património maior de Vila do Conde: a construção naval de madeira. Este projeto conta também com vários parceiros locais, nacionais e dois internacionais.

O Centro de Artes Náuticas foi uma das seis candidaturas financiadas pelos EEA Grants Portugal, num total de 28 candidaturas, tendo sido aprovado um financiamento de 749.978,04€, num máximo de 750.000€.