Vila do Conde: Plano Estratégico Municipal 2030 com o envolvimento massivo da população

mg 9970 fb 1 1000 620
2021/07/29

Foi apresentado esta manhã à Comunicação Social pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo Executivo Municipal, o diagnóstico do concelho, refletido nos resultados da auscultação massiva à população, realizada no âmbito do Plano Estratégico Municipal 2030.

Este é um Plano Estratégico cuja visão e missão reflete os propósitos do Município para a década, tendo em consideração a auscultação realizada às forças vivas de Vila do Conde, incluindo responsáveis políticos e técnicos, munícipes, empresas e associações, mas pela 1ª vez, envolvendo todos os Munícipes, na construção de um Projeto Comum.

“Este Plano Estratégico é, sem dúvida, um documento que congrega as necessidades e visões dos diferentes agentes económicos, representando um instrumento fundamental para corresponder aos desafios subjacentes a esta nova década”, declarou a Presidente da Câmara.

Com as pessoas como centro da prioridade estratégica, o Plano passa, sempre, por privilegiar a prestação de um serviço público de elevada qualidade, garantindo princípios como a qualidade de vida, a segurança e a promoção do desenvolvimento dos cidadãos.

Adicionalmente, sublinha a prosperidade económica e cultural, fazendo das suas valências intrínsecas a sua identidade, nomeadamente através da harmonização das sua características rurais e urbanas. Também o acompanhamento das tendências globais da digitalização e sustentabilidade representa um desígnio, sendo condições fundamentais à prosperidade das gerações futuras.

O Plano aponta 5 Pilares Estratégicos: Centrado nas Pessoas e no “Desenvolvimento do Concelho para as Pessoas”, a que se agregam outros 4 pilares: Incrementar/ otimizar a capacidade das infraestruturas; Potenciar a singularidade do património, da cultura e do turismo; Fomentar a dinâmica económica e a Promoção um futuro verde e sustentável.

A Dr.ª Elisa Ferraz reforçou que o Plano Estratégico para o concelho de Vila do Conde, no horizonte 2030, traça as linhas de intervenção decorrentes do diagnóstico, em linha com as principais macrotendências e políticas públicas, nomeadamente no que respeita ao Plano de recuperação e resiliência e à Estratégia Portugal 2030.

O Plano Estratégico Vila do Conde 2030 – “Pensar no progresso sem esquecer o passado”, será certamente um instrumento para o desenvolvimento concelhio para próxima década.