Câmara Municipal adquiriu a casa onde nasceu José Régio

2021/07/23

A Câmara Municipal de Vila do Conde concluiu esta quinta-feira o processo de aquisição da casa onde o escritor vilacondense José Régio nasceu, no ano de 1901.

Trata-se de uma casa com grande valor arquitetónico, apresentando uma fachada de caraterísticas oitocentistas, revestida a azulejo da mesma época, que confronta, a norte, com o Centro de Documentação José Régio e, a sul, com a Casa-Museu José Régio. Para além da aquisição da casa foi também adquirido todo o recheio, de significativo valor cultural.

A Presidente da Câmara Municipal, Dra. Elisa Ferraz, agradeceu profundamente aos herdeiros a postura assumida ao longo de todo o processo de negociações, salientando tratar-se de um dia muito importante para Vila do Conde, na medida em que se deu mais um passo na preservação da cultura local.

Num futuro próximo, a Casa será alvo de um projeto de reabilitação, tendo em vista a sua abertura ao público, assegurando-se, desta forma, um dos objetivos da política cultural municipal que pretende tornar a cultura acessível a todos.
Câmara Municipal adquiriu a casa onde nasceu José Régio