Festival Internacional de Cinema Curtas Vila do Conde

2021/07/19

O Curtas de Vila do Conde - 29 º Festival Internacional de Cinema decorre até 22 de julho, voltando a oferecer aos cinéfilos um programa diversificado.

A Vereadora da Câmara Municipal, Dr.ª Dália Vieira, esteve presente na sessão de abertura do Festival, aproveitando o momento para dar as boas vindas àqueles que, ao longo do evento, irão também desfrutar da beleza da cidade e da simpatia das suas gentes. A Dr.ª Dália Vieira deixou ainda uma palavra de reconhecimento e apreço pelo trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela organização do Curtas.

Este ano há um interesse acrescido: a Academy of Motion Picture, Arts, and Sciences, responsável pela cerimónia dos Óscares, integrou o Festival Curtas na Lista de Festivais Elegíveis para os Óscares. Ou seja, a partir desta edição, o Grande Prémio da Competição Internacional e o Prémio para melhor filme da Competição Nacional são elegíveis para consideração nas categorias de Melhor Curta-Metragem de Animação/Ficção (Live Action) dos Academy Awards®, não sendo necessário os filmes serem apresentados em circuito comercial nos EUA e desde que cumpram os regulamentos do concurso.

O Curtas volta a propor um olhar transversal sobre o cinema mundial, num programa onde os filmes dilatam os tempos, expandem as temporalidades e declinam cronologias e efemérides. Destaque para os 17 filmes que integram a competição nacional do festival a criarem uma rota pelo cinema contemporâneo português.

O Curtas Vila do Conde apresenta ainda programas destinados ao público familiar e mais jovem, Curtinhas e My Generation, que integra uma vasta seleção de curtas para os mais novos, assim como a sempre estimulante Competição Take One!, que reúne trabalhos realizados por estudantes portugueses de diversas instituições do ensino superior nacionais e internacionais.

O 29º Curtas Vila do Conde decorre até ao próximo domingo e conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila do Conde, do Ministério da Cultura, do Instituto do Cinema e Audiovisual e de vários parceiros imprescindíveis à realização do festival.
Consulte aqui a programação

20_42_46__dsc5837