Assegurada a vigilância e segurança nas praias de Vila do Conde

2021/07/08

Decorreu ontem no Teatro Municipal uma reunião com os concessionários das praias, na qual a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelo Vereador do Ambiente, Eng.º Paulo Carvalho, pelo Dr. Alberto Laranjeira, dos Serviços Jurídicos, e pelo Eng.º Joaquim Ponte, dos Serviços de Ambiente, informou que, tendo em conta que, já a partir deste ano, todas as competências no domínio da gestão das praias e zonas balneares que eram, nomeadamente, da DOCAPESCA e da APA, passam a ser da Câmara Municipal, foi decidido pelo Município não se efetuarem alterações significativas relativamente às condições e procedimentos estabelecidos, tal como já tinha sido transmitido em reuniões de preparação da época balnear aos representantes dos concessionários.

Outro dos temas abordados foi a vigilância e segurança das nossas praias, que compete aos concessionários. Face à elevada procura na região norte de nadadores-salvadores, o valor do custo hora destes prestadores de serviço teve um acréscimo de 35%. A Dr.ª Elisa Ferraz, consciente dos problemas que a pandemia trouxe às concessões, comunicou que a Câmara Municipal decidiu assumir o pagamento adicional ao vencimento dos nadadores-salvadores, um apoio que atinge cerca de 75.000 euros por época balnear.

A Edil sublinhou que esta medida assegurará a presença de nadadores-salvadores em toda a orla marítima concelhia.

Apesar do atual contexto da pandemia Covid-19, o Município criou condições que permitem colocar o litoral de Vila do Conde como um destino seguro para os vilacondenses e para os muitos veraneantes que, habitualmente, nos visitam nesta época do ano, pois estão implementadas, em toda a costa balnear, as medidas preventivas de segurança e proteção, face às orientações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

Mais informações em http://infopraia.apambiente.pt