Centro de Memória acolheu a apresentação da biografia Jorge de Faria

2021/06/21

Decorreu ontem, no Centro de Memória de Vila do Conde, a apresentação da biografia “Jorge de Faria”, volume que integra a coleção “Biografias do Teatro Português” e que resulta da parceria entre a Imprensa Nacional, o Teatro Nacional D. Maria II, o Teatro Nacional São João e o Centro de Estudos de Teatro.

A sessão foi presidida pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, e contou com a presença da co-coordenadora da coleção, Prof.ª Doutora Maria João Brilhante, e da autora da obra, Dr.ª Isabel Vidal, assim como de elementos da família do Dr. Jorge de Faria, antigos proprietários do solar de S. Sebastião, atual Centro de Memória de Vila do Conde.

O décimo volume da coleção das Biografias do Teatro Português é dedicado à vida de Jorge de Faria e elenca a suas atividades profissionais, a sua formação, contactos e pessoas com quem se cruzou, a sua importância à luz do seu tempo, bem como a importância do que escrevia para a história do teatro português. Procurando dar respostas às questões e às lacunas existentes sobre a investigação do teatro realizado em Portugal, esta coleção escolheu um conjunto de nomes representativos de determinados campos da atividade teatral, sendo que a Biografia de Jorge de Faria representa a crítica teatral, o trabalho de alguém que escrevia sobre teatro e cuja composição daí resultante foi tão importante como o próprio objeto de que falava. Tendo escrito em vários jornais, entre os anos 20 e o final dos anos 50 do século passado, o seu trabalho permite-nos acompanhar um extenso período da política e das práticas teatrais no Estado Novo, constituindo-se uma referência incontornável no universo da crítica teatral em Portugal.

A sessão ficou ainda marcada pela recolocação do busto do Dr. Jorge de Faria no Centro de Memória, uma homenagem da Câmara Municipal ocorrida em maio de 1986, retirado aquando das obras de recuperação e ampliação do edifício, e que simboliza a importância da cultura e do conhecimento, neste equipamento cultural dedicado ao saber, à história e à arte.

A obra encontra-se à venda no Centro de Memória.

dsc_8740_fb
dsc_8766_fb