Arranque da época balnear em segurança

2021/06/16

O arranque da época balnear aconteceu no passado sábado, dia 12, estendendo-se até ao dia 12 de setembro. O concelho de Vila do Conde oferece aos vilacondenses e visitantes 12 kms de costa com belíssimas praias para usufruir com toda a segurança.

A Câmara Municipal de Vila do Conde, em articulação com todas as entidades: APA, DOCAPESCA, Autoridade Marítima (Capitania), Concessionários e Escolas de Surf, vem realizando reuniões com o obejetivo de garantir todas as condições de segurança e conforto nas nossas praias.

Ao nível da segurança tudo está a funcionar em pleno com a presença de nadadores salvadores nas praias concessionadas consideradas como águas balneares. Quanto às áreas não concessionadas e fruto de um protocolo estabelecido com a Associação “Os Golfinhos”, a autarquia vilacondense assegura a presença de nadadores salvadores nas praias do Mestre, em frente à Quinta do Eng. Carvalho, Praia Azul Sul e entre Azurara e Árvore, num total de 5 profissionais.

Ainda no âmbito da segurança, está também assegurado o funcionamento do projeto “Salvamento Diferenciado” que consiste na disponibilização de uma viatura todo o terreno equipada com DAE (Desfibrilhador Automático Externo), entre outros meios, tripulada por equipas constituídas por nadadores salvadores e enfermeiros que poderão, no areal, executar uma primeira assistência a enfartes, tratamento de feridas, bem como outras suturas.

Ao nível da limpeza das praias, a autarquia procedeu à limpeza de toda a costa antes do arranque da época balnear, ficando agora as áreas concessionadas a cargo dos concessionários, mantendo-se as restantes áreas sob a responsabilidade da Câmara Municipal.

Importa ainda referir que Vila do Conde vê, novamente, as suas praias serem distinguidas com os galardões “Bandeira Azul” (Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Árvore, Mindelo, Vila Chã e Labruge) e “Qualidade de Ouro” (Frente Urbana Norte, Frente Urbana Sul, Mindelo, Vila Chã e Labruge). Para além destas distinções, este ano, a Área Balnear de Vila Chã foi galardoada como uma das 53 praias portuguesas com Zero Poluição.

Apesar de tudo, não podemos ignorar que estamos perante condições atípicas devido à Pandemia COVID-19, o que exige o cumprimento de normas de forma a não colocar em risco a estratégia adotada no controlo da pandemia, e permitir a todos ir à praia em segurança.

Entre as regras estabelecidas (Decreto-Lei n.º 35-A/2021) para o acesso, ocupação e utilização das praias no contexto pandémico, cujo incumprimento este ano está sujeito a coimas, destacamos o seguinte:
• antes de ir à praia, verificar a afluência, consultando a app InfoPraia, tendo em conta que a lotação máxima das praias do concelho de Vila do Conde é de 17200 pessoas;
• dever de utilização de calçado e máscara nas zonas de circulação e passagem;
• manter a distância de 3 m entre chapéus de sol e 1,5 m dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo;
• proibida a prática de desportos de grupo como jogar à bola, raquetes, vólei, etc;
• dever de uso de máscara, calçado, desinfeção das mãos e manter a distância de segurança nos apoios de praia;
• na saída da praia, acondicionar os resíduos e colocar nos respetivos contentores.

Mais informações em http://infopraia.apambiente.pt