Hoje celebra-se o Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose

2021/06/16

Assinalando-se hoje o Dia Nacional de Luta Contra a Paramiloidose, o Município de Vila do Conde deixa uma mensagem de solidariedade e de apoio a todos os portadores desta doença, bem como às suas famílias, reforçando que tudo continuará a fazer para que tenham uma melhor qualidade de vida.
Nesse sentido, e face à evolução na investigação médica, que permite que os tratamentos efetuados, nomeadamente o transplante do fígado, travem a doença e contribuam mesmo para uma satisfatória qualidade de vida das pessoas acompanhadas em vários hospitais do país - Porto, Coimbra e Lisboa, o que exige, portanto, sucessivas deslocações, a Câmara Municipal de Vila do Conde continuará a assegurar todo o seu apoio nesta matéria.
A Câmara Municipal releva o excelente trabalho desenvolvido pela Associação Portuguesa de Paramiloidose, com Sede no nosso Concelho, e com intervenção a nível nacional junto dos doentes e das suas famílias. No sentido de sensibilizar a comunidade em geral para a doença, a Associação lançou este ano a Campanha "Esperança a Cada Passo", que se estende até ao próximo dia 20 e que procura também esbater o desconhecimento que ainda existe sobre a mesma.
O Dia Nacional de Luta contra a Paramiloidose assinala-se no dia 16 de junho, data do falecimento do Prof. Doutor Mário Corino da Costa Andrade que, em 1952, descreveu a doença pela primeira vez.