Apresentação do livro 'Os Presidentes da Câmara Municipal de Vila do Conde (1822-2020)'

2021/06/11

Ontem, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi lançado o livro "Os Presidentes da Câmara Municipal de Vila do Conde (1822-2020)", uma obra em dois volumes, da autoria da Prof.ª Dr.ª Adelina Piloto, que retrata todos os líderes do Município nos últimos 200 anos. A concretização desta obra contou com o apoio da autarquia vilacondense que criou as condições necessárias à sua realização e edição.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Eliza Ferraz, deu as boas vindas a todos os presentes e deixou uma saudação muito especial à Prof.ª Dr.ª Adelina Piloto pelo trabalho de investigação, exaustivo e meticuloso, desenvolvido ao longo de 5 anos que, agora, culminou na edição de um “valioso documento que se traduz na memória e história do nosso concelho”. A Dr.ª Elisa Ferraz destacou a importância desta obra porque nela são relembrados “todos aqueles que, a seu modo e independentemente das suas ideologias, fizeram o seu melhor e construíram a história deste município”.

A obra foi apresentada pela Prof.ª Dr.ª Amélia Polónia da Silva, catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, que enalteceu a qualidade e o rigor do documento e a dedicação da autora, uma brilhante investigadora da história local, o seu objeto de estudo principal.

Na sua intervenção, a Prof.ª Dr.ª Adelina Piloto expressou o seu “profundo reconhecimento e gratidão” à Câmara Municipal, na pessoa da Dr.ª Elisa Ferraz, afirmou que “Vila do Conde ficou com uma herança mais rica para legar aos seus vindouros”, terminando com “sentido de dever cumprido por ter contribuído para o avanço da fronteira do conhecimento da história de Vila do Conde, uma história tão interessante, mas onde há ainda muito por descobrir”.

Na cerimónia de lançamento do livro "Os Presidentes da Câmara Municipal de Vila do Conde (1822-2020)" estiveram também presentes o Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Lúcio Ferreira, o historiador vilacondense Dr. António Carmo Reis, o Executivo da Câmara Municipal, Presidentes das Juntas e Uniões de Freguesias, o ex-Presidente da Câmara, Dr. António Amorim, familiares de ex-Presidentes de Câmara entre outras individualidades. A sessão contou com a participação do tenor Sérgio Martins que brindou o público com momentos musicais de elevada qualidade.

dsc_8169_fb
dsc_8202_fb