Vila do Conde: Plano Estratégico Municipal 2030 com o envolvimento massivo da população

2021/06/08

Foram apresentadas esta manhã à Comunicação Social pela Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pele Vereadora Dr.ª Dália Vieira, as linhas orientadoras para a execução do Plano Estratégico Municipal 2030.

A Presidente começou por destacar que o plano está a ser construído com a auscultação de todas as forças vivas do concelho e da população em geral, o que se traduz numa participação massiva: “nunca um projeto foi tão participado como será este”. Serão 38 mil os inquéritos a chegar à casa das pessoas, sendo também possível responder por via digital.

A Edil prosseguiu salientando que as estratégias utilizadas para construir um Plano Municipal com esta importância: tem que se focar nas pessoas, numa comunidade moderna e nas diferentes áreas, desde a saúde, educação, habitação, ação social, cultura, desporto, rede viária, tecido empresarial, etc.

Este documento reflete não só a visão e objetivos do Município para a década, mas, também, a estratégia de atuação ao nível dos diferentes pilares prioritários, a qual tem em consideração a auscultação realizada às forças vivas de Vila do Conde, como é o caso dos seus cidadãos, empresas e associações. Assim, o Plano é, sem dúvida, um documento que congrega as necessidades e visões dos diferentes agentes económicos, representando um instrumento fundamental para endereçar os desafios subjacentes a esta nova década, declarou a Presidente da Câmara.

A Dr.ª Elisa Ferraz salientou que o Plano Estratégico para o concelho de Vila do Conde, no horizonte 2030, delineará as linhas de intervenção decorrentes do diagnóstico, em linha com as principais macrotendências e políticas públicas, nomeadamente no que respeita a:

- Plano de recuperação e resiliência;
- Estratégia Portugal 2030;
- Processo de descentralização administrativa.

A Autarca informou ainda que para que o Plano Estratégico seja um documento completo e reflita um diagnóstico rigoroso o Município está a concretizar as seguintes ações:

i. Realização de uma análise ao contexto concelhio atual e seu enquadramento nas políticas europeias e nacionais;
a. Análise de dados de fontes estatísticas, construindo um quadro de bordo e da evolução do posicionamento de Vila do Conde no quadro regional-nacional, bem como a evidenciação de assimetrias internas (freguesias).

ii. O plano incorpora o trabalho já realizado internamente no Município - visão, missão e principais linhas estratégicas de intervenção e prioridades de atuação.

a. elaboração do Plano inclui a auscultação e vários interlocutores, nomeadamente:
b. Entrevistas presenciais com responsáveis políticos e técnicos;
c. Auscultação de todos os Munícipes; envio de inquérito para caixa postal de todos os munícipes com envelope RSF ou endereço eletrónico para resposta on-line;
d. Auscultação dos principais parceiros e entidades (movimento associativo e empresas).

amvc_conf_de_imprensa_plano_municipal_dsc_7953_face
amvc_conf_de_imprensa_plano_municipal_dsc_7965_face