Dia Internacional dos Arquivos | 9 de junho

2021/06/08

Assinala-se hoje o Dia Internacional dos Arquivos, instituído pela Assembleia Geral do ICA – International Council of Archives, em novembro de 2007. Assim, queremos dar conta da importância do Arquivo Municipal de Vila do Conde – AMVC - não só para a preservação da memória coletiva, mas também como serviço determinante para o tratamento e conservação dos registos da atividade do Município, atividades essenciais que garantem a transparência e a democracia.

O Arquivo Municipal, instalado no Centro de Memória de Vila do Conde, é um serviço de informação direcionado para a administração autárquica e para os cidadãos / munícipes. Aqui encontra-se reunida informação relativa ao município de Vila do Conde, assim como relativa a outras organizações, famílias e empresas. Um segundo polo, localizado nos Paços do Concelho, tramita sobretudo informação recente, ligada na sua maioria, às obras particulares e, na Alfândega Régia, o Centro de Documentação dos Portos Marítimos Quinhentistas – CEDOPORMAR – constitui um núcleo especializado, de informação digital, relacionada sobretudo com o período dos descobrimentos e tutelada por outras Instituições nacionais e internacionais, para além da documentação do AMVC. O acesso à informação é feito através de pesquisa livre ou pesquisas orientadas, de acordo com as normas internacionais de descrição arquivística (ISAD-G) e controlo de autoridade (ISAAR-CPF). É um ponto de encontro privilegiado para a comunidade escolar e académica (com a realização de visitas de estudo), de investigadores provenientes das diferentes partes do mundo, disponível a todos os cidadãos que pretendam consultar documentos na área da história local de Vila do Conde, bem como obter informação sobre os burgos marítimos portugueses, também disponível on-line.

Atualmente, o acervo do AMVC contém mais de 2.500 metros lineares de documentos resultantes não só da produção documental consequente da atividade desenvolvida pela própria Câmara Municipal de Vila do Conde, mas também associada à documentação entretanto recebida no seu decurso, para além da aquisição, doação ou depósito de outros acervos, relativos, entre outros, a pessoas, famílias, associações, confrarias, juntas de paróquia ou de freguesia, os quais se foram acumulando, constituição um acervo com informação datável entre os séculos XII e XXI. Para além dos documentos inscritos em pergaminho, papel, ou em suportes digitais, este acervo é também constituído por documentos registados em diferentes suportes fotográficos e, mais recentemente, as imagens produzidas em suporte digital. Assim, encontram-se sob custódia desta Instituição mais de 40 mil espécies fotográficas, relativos à memória coletiva dos últimos cem anos de Vila do Conde, com particular destaque para o vasto acervo proveniente da casa fotográfica “Foto Adriano”, adquirido pelo Município de Vila do Conde. Ao Arquivo Municipal compete, para além de conservar essas espécies, garantir o seu estudo, preservação e disponibilização, prevendo ainda que as gerações futuras possam ter acesso a esses mesmos registos.

Instalado no Centro de Memória, o AMVC dispõe de todas as condições, quer ao nível técnico, quer no que concerne ao atendimento, com a sala de leitura e serviços educativos, para ir de encontro às suas mais importantes missões: conservar, preservar, divulgar e promover o nosso património documental.

11886_crdf
23113_amvc_cedopormar_visita
44019_amvc_arquivo_sala_de_higienizacao
44027_amvc_arquivo_deposito