'Câmara fora de portas' em Mindelo

2021/05/11

Decorreu ontem na Freguesia de Mindelo a iniciativa “Câmara Fora de Portas”, que consistiu numa visita e numa sessão pública, na qual a Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, acompanhada pelos Vereadores com Pelouro, pelo Presidente da Junta, Dr. Cláudio Matos, da Secretária Sr.ª Zulmira Silva, do Tesoureiro Sr. António Costa, e da Secretária da Assembleia de Freguesia Dr.ª Mariana Oliveira, demonstrou que o plano de ação projetado para este mandato foi concretizado, sendo assim cumpridos os compromissos assumidos com a população, dando como exemplos a descida do IMI, a redução da Dívida Municipal e o crescimento do investimento em todo o concelho, entre outros.

Quanto às obras realizadas foram destacadas as intervenções nas Ruas da Taloca, do Norte, de Londres, de Oslo, da Estrada Velha, do Burgal, de Paris, de Madrid e Rua de Roma, a requalificação dos passadiços entre a praia de Mindelo e a praia Nova e a substituição de 1.194 lâmpadas convencionais por luminárias LED.

No que diz respeito às transferências financeiras para as Juntas/Uniões de Freguesia, a Edil explicou que são equitativas e baseadas em critérios rigorosos, fazendo no início de cada ano civil reuniões com todos os executivos da Junta para que estes saibam o orçamento que lhes será atribuído e assim, atempadamente, preparem os investimentos que pretendem fazer.

Neste contexto a Autarca realçou também os apoios prestados ao dinâmico Movimento Associativo Concelhio e em particular às Instituições de Mindelo, que atingiu os 206 mil euros no atual mandato, sendo no anterior de 122 mil euros.

Na sessão pública, que decorreu na Escola do Carvalhal, os munícipes colocaram várias questões, nomeadamente sobre a Paisagem Protegida Regional do Litoral de Vila do Conde e Reserva Ornitológica de Mindelo, ambiente, água e saneamento, desporto, entre outras, as quais mereceram respostas e informações pormenorizadas por parte da Presidente da Câmara e dos Vereadores.

No encerramento da Sessão Pública, a Dr.ª Elisa Ferraz agradeceu a presença de todos e reforçou a “a disponibilidade da Câmara Municipal em ajudar a encontrar soluções que contribuam para o bem-estar dos munícipes, recordando que inserido no abrangente programa 'Estamos Aqui' os séniores têm ao seu dispor um serviço de transporte gratuito para deslocação ao Centro de Vacinação Covid-19, fruto de um acordo estabelecido com Associação Central de Táxis de Vila do Conde”.