Comemoração do 25 de Abril em Vila do Conde

2021/04/21

O programa elaborado pela Câmara Municipal para assinalar, em Vila do Conde, a passagem do 47.º aniversário da Revolução dos Cravos, será marcado pela cerimónia oficial, por uma homenagem aos ex-combatentes vilacondenses que faleceram na guerra do Ultramar, pelo Concerto online “Sentir Abril 2021” e pela difusão sonora da canção “Grândola Vila Morena”.

O concerto “Sentir Abril 2021”, no dia 24, às 22h, difundido online a partir da página de Facebook da Câmara Municipal, marcará o arranque das comemorações, seguindo-se, às 00h20 do dia 25, no Largo do Artistas a difusão sonora da canção “Grândola Vila Morena”.

O momento alto das comemorações acontecerá na manhã de 25 de abril, às 10h00, com o Hastear da Bandeira e o Hino Nacional, tocado e cantado pelo Conservatório de Música, que darão início à Cerimónia Oficial, na Praça Vasco da Gama, seguindo-se a declamação de poemas de Abril por alunos de escolas do concelho e as habituais intervenções. Esta cerimónia será transmitida online através da página de Facebook do Município.

No Cais dos Assentos, junto ao Monumento aos Antigos Combatentes do Ultramar, às 12h00, será depositada uma coroa de flores, em memória dos soldados vilacondenses falecidos na antiga guerra colonial.

Este ano, mais uma vez, motivado pelas circunstâncias que vivemos, vamos evocar esta data de uma forma diferente, com atos simbólicos que queremos que honrem a memória da instauração da democracia e da devolução a todos os portugueses desse bem inestimável que é a liberdade.

Viva o 25 de Abril!