Covid-19 / 3.ª fase do plano de desconfinamento, em vigor a partir de 19 de abril

2021/04/19

Desde novembro de 2020 que tem vindo a ser sucessivamente renovada a declaração do Estado de Emergência com fundamento na verificação de uma situação de calamidade pública. A redução que tem vindo a ocorrer no que concerne ao número de novos casos diários de contaminação da doença COVID-19, bem como da sua taxa de transmissão, fruto das medidas que têm vindo a se adotadas, permite dar continuidade ao levantamento gradual e faseado das medidas restritivas impostas.

A terceira fase do Plano de desconfinamento avança hoje, dia 19 de abril, com o regresso às aulas presenciais dos alunos do ensino secundário e do superior, em todo o país.

O concelho de Vila do Conde avança para a terceira fase do desconfinamento, tendo em conta o número de novos casos de Covid-19 ser inferior a 120 por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias, o que permite abertura de:

. Todas as lojas e centros comerciais;
. Restaurantes, cafés e pastelarias (com o máximo 4 pessoas por mesa no interior ou 6 por mesa em esplanadas), até às 22h30 nos dias de semana ou 13h nos fins-de-semana e feriados;
. Cinemas, teatros, auditórios, salas de espetáculos;
. Lojas de cidadão com atendimento presencial por marcação.

Permitida a prática de:

. Modalidades desportivas de médio risco;

- Será permitida a prática desportiva nas Instalações Municipais aos escalões séniores de cada uma das modalidades:

Piscinas Municipais

- Natação (CFV)

Casa da Juventude de Guilhabreu

- Ténis de Mesa (AAAGuilhabreu)

Parque de Jogos*

- Ténis (GCV)

* é também permitida a utilização pública do Parque de Jogos, de acordo com as condicionantes identificadas no local;

. Atividade física ao ar livre até 6 pessoas;
. Realização de eventos exteriores com diminuição de lotação (5 pessoas por 100 m ²);
. Casamentos e batizados com 25% de lotação.

Para o dia 3 de maio está prevista a última fase deste plano cuja aplicação prática está, todavia, dependente da evolução dos contágios e do número de novos casos de Covid-19.

Apesar de estarmos a entrar numa fase que permite trazer alguma normalidade às nossas vidas é importante que continue a cumprir as regras de segurança, para que não haja um retrocesso.

A saúde de todos depende do comportamento de cada um.

Nós Estamos Aqui.