Ecocentros Móveis já em funcionamento

2021/04/12

O Município de Vila do Conde, em parceria com a Lipor, disponibiliza a partir de hoje, dois Ecocentros Móveis, uma solução inovadora e itinerante, que permitirá aos munícipes realizar a reciclagem de resíduos de forma mais eficaz.

O arranque do projeto no nosso concelho aconteceu esta tarde na presença da Presidente da Câmara, Dr.ª Elisa Ferraz, e dos Vereadores Eng.º Paulo de Carvalho e Dr.ª Dália Vieira.

A Dr.ª Elisa Ferraz, em declarações à Comunicação Social, salientou “a importância da implementação" deste projeto em Vila do Conde que "vem facilitar a prática da reciclagem aos vilacondenses e potenciar a economia circular”.

No Ecocentro Móvel será possível entregar materiais como CD’s e DVD’s, Pequenos Equipamentos Elétricos e Eletrónicos, Embalagens e Latas com restos de produto (verniz, tinta, solventes, produtos de limpeza), Lâmpadas Led e Fluorescentes, Papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), Pilhas e Baterias, Tinteiros e Tonners e Rolhas de Cortiça.

O serviço está disponível, neste momento, nos seguintes locais:

- Rua Prof. Mário Corino de Andrade - próximo da Escola das Violetas, na freguesia de Vila do Conde;

- Rua Padre Ventura Teixeira - próximo da Junta de Freguesia de Vila Chã.

Estes ecocentros móveis seguirão então um programa itinerante. Para saber quando e onde estará o Ecocentro Móvel mais perto de si consulte o calendário aqui

Apoiado por Fundos da União Europeia

Projeto enquadrado no aviso POSEUR-03-1911-FC-000181 com o objetivo principal de proteger o ambiente e promover a eficiência dos recursos.

Este projeto tem como objetivo a recolha de resíduos domésticos perigosos e outros valorizáveis, através da colocação de equipamentos móveis de proximidade, em cada um dos Municípios Associados da LIPOR.

A dinâmica do projeto, consiste na permanência, durante um determinado período de tempo, do equipamento em diferentes zonas dos Municípios, permitindo dessa forma abranger o máximo de população servida por esses equipamentos, bem como, recolher o maior número de resíduos urbanos recicláveis.

A operação inclui assim a aquisição dos ecopontos móveis e eco-módulos, de uma viatura elétrica e a concretização de uma campanha de informação, divulgação e sensibilização.

logos_viladoconde_1_736_2500