Vila do Conde: primeiro município em Portugal a aderir ao Movimento Unidos contra o Desperdício

Adesao do municipio de vla do conde gd 1 1000 620
2021/02/26

A Câmara Municipal de Vila do Conde aderiu ao Movimento Unidos contra o Desperdício Alimentar. É o primeiro município português a integrar esta rede, que conta com o alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, numa altura em que esta causa se torna ainda mais pertinente e atual, perante o contexto pandémico que atravessamos.

A Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz, sublinha “a importância deste Movimento num momento em que as dificuldades económicas e sociais se agravaram devido à Pandemia COVID-19”. Acrescenta ainda que “a nossa adesão demonstra a urgência em unir todos os esforços e em promover sinergias com o objetivo de minimizar as carências que muitas famílias estão a viver neste momento difícil”.

Esta adesão acontece também no âmbito do Programa de apoio social “Estamos Aqui”, criado em março do ano passado, o qual apela à sociedade civil para que se envolva, desde a comunidade em geral, particulares, empresas, restaurantes com serviço take way, associações, instituições, etc.

Sobre a adesão da Câmara Municipal, Francisco Mello e Castro, Coordenador Executivo do Movimento Unidos Contra o Desperdício afirmou que “a chegada do Município de Vila do Conde ao Movimento é para nós uma honra que acolhemos com enorme sentido de responsabilidade. Pouco a pouco, cidade a cidade, o Movimento Unidos Contra o Desperdício é abraçado por cada vez mais portugueses, sendo a adesão de Vila do Conde uma prova clara disso mesmo”.

Este Movimento nasce dia em que foi instituído pelas Nações Unidas como “Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar”, a 29 de setembro de 2020, e propõe-se desenvolver um conjunto de ações ao longo do ano, com o apoio dos seus fundadores, que consciencializem a sociedade para a importância do tema.

Para mais informações sobre o Movimento Unidos Contra o Desperdício consulte o site:
https://unidoscontraodesperdicio.pt/ e/ou as redes sociais Facebook e Instagram