Materiais Arqueobotânicos da Cividade de Bagunte em estudo

2021/02/24

A Arqueobotânica é a disciplina da Arqueologia que se dedica ao estudo de vestígios botânicos (restos de plantas) encontrados em sítios arqueológicos, como o objetivo de explicar o uso das plantas pelo ser humano, como por exemplo na alimentação, como combustível, na construção de abrigos, na defumação, na obtenção de cinzas, na cozedura dos alimentos, na produção de cerâmicas, entre outros.

Atualmente está a ser desenvolvido um estudo de carpologia que tem em vista a identificação de frutos e sementes carbonizados, como cereais, fruta, leguminosas, para perceber quais os hábitos de recoleção e de produção, e respetivo consumo.

Assim é possível saber que tipo de agricultura esta comunidade praticaria, como seria composta a alimentação, produtos utilizados nas refeições cozinhadas, como por exemplo o pão, as papas e as sopas, quais as árvores que poderiam plantar e quais as que foram introduzidas pelos romanos, ou até o que poderiam recolher nos bosques, como frutos silvestres.

Através de uma lupa binocular e comparando as amostras com coleções de referência ou com atlas de especialidade, identificam-se os frutos e as sementes carbonizadas.

Sabia que ... as bolotas faziam parte da alimentação destas comunidades?

A Cividade de Bagunte é Monumento Nacional desde 1910. Trata-se de um povoado fortificado que, embora romanizado, foi construído antes da chegada dos romanos à Península Ibérica.

Para mais informações:
Gabinete de Arqueologia Municipal