Centro de Investigação da Junqueira contribuiu para a criação do primeiro ventilador português

Ccea junqueira 1 736 420
2021/02/10

O primeiro ventilador certificado português para ser utilizado no meio hospitalar, em Unidades de Cuidados Intensivos, foi desenvolvido pela empresa poveira SYSADVANCE, em parceria com o Centro de Cirurgia Experimental Avançada (CCEA), situado na freguesia da Junqueira.

O anúncio foi feito, recentemente, pela Ordem dos Médicos e é motivo de grande orgulho para Vila do Conde e para a Presidente da Câmara Municipal, Dr.ª Elisa Ferraz. De acordo com palavras expressas pela Edil vilacondense, é com uma grande satisfação que “o nome de Vila do Conde fica associado à criação do primeiro ventilador certificado português”.

A contribuição deste Centro de Investigação, reconhecido internacionalmente, foi muito importante porque “disponibilizou os recursos necessários à sua realização nomeadamente no que concerne à cedência de instalações e equipamentos, assegurando o seu devido acompanhamento através de staff especializado e adequado à sua função”, acrescentou a Dr.ª Elisa Ferraz.