Reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta

Img 20201117 104916 1 736 420
2021/01/18

No passado dia 14 de janeiro realizou-se uma reunião da Comissão Municipal de Defesa da Floresta por videoconferência com a seguinte ordem de trabalhos: Apreciação e emissão de parecer prévio do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o período de 2021 a 2030, análise da época de incêndios florestais do ano de 2020 e das ações realizadas no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios.

Foram definidos objetivos e metas muito claras para a prevenção dos incêndios florestais, que passará pela execução das faixas de gestão de combustível, realização de ações de sensibilização e de informação junto dos proprietários florestais no âmbito da defesa da floresta contra incêndios e da valorização dos espaços florestais.

O sistema de vigilância dos espaços florestais do concelho está agora reforçado com a Implementação do Sistema Integrado de Videovigilância para a prevenção de Incêndios florestais na Área Metropolitana do Porto, o que irá contribuir para a deteção precoce de incêndios florestais e, consequentemente, uma mais rápida ativação dos meios de combate, bem como uma melhor definição das estratégias de combate e apoio à decisão. Para minimizar o problema dos reacendimentos a Câmara Municipal adquiriu uma câmara térmica para apoiar as equipas de intervenção nas ações de rescaldo. O PMDFCI foi a votação, tendo sido decidido emitir-se parecer favorável, estando agora em condições de ser enviado para o ICNF para recolher o parecer vinculativo.

Foi ainda abordado a questão das ações de limpeza de vegetação nos espaços florestais, denotando-se, apesar da situação pandémica, um esforço global por parte das entidades públicas e proprietários florestais para o cumprimento da legislação no âmbito da defesa da floresta contra incêndios. Relativamente à análise da época de incêndios florestais esta ficou pautada pelo número mais baixo de ocorrências e de área ardida nos últimos 15 anos, 46 ocorrências e 4,6 ha de área ardida. Sendo que das 46 ocorrências, 45 ocorrências correspondem a fogachos, ou seja, ocorrências que resultaram numa área ardida inferior a 1 ha e apenas 1 ocorrência resultou numa área ardida superior a 1 ha.