Falecimento do Senhor Contra-almirante Rogério Silva Duarte Geral d'Oliveira – projetista da Nau Quinhentista de Vila do Conde

2021/01/08

É com extremo pesar que a Câmara Municipal de Vila do Conde comunica o falecimento do Senhor Contra-almirante, Engenheiro construtor naval, Rogério Silva Duarte Geral d'Oliveira, responsável pelos projetos das caravelas “Bartolomeu Dias”, “Boa Esperança”, “Vera Cruz”, e da Nau Quinhentista “Vila do Conde”, construídas nos estaleiros vilacondenses Samuel & Filhos, Lda.
A partir da data de construção da primeira caravela, no ano de 1987, uma relação profissional e de amizade entre o Contra-almirante Rogério d’ Oliveira e os estaleiros de Vila do Conde manter-se-ia durante várias décadas.
O seu curriculum é brilhante e invejável, em 1944 conclui o Curso de Marinha da Escola Naval. De 1945 a 1949 frequentou no Royal Naval College, o curso de Engenharia naval do Almirantado Britânico tendo obtido a mais elevada classificação ali conferida.
Ao mesmo tempo formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de Londres. Na década de 60, foi o principal responsável pelo projeto das classes de corvetas “João Coutinho” e “Baptista de Andrade”.
A corveta “João Coutinho” significou uma inovação técnica no sector da construção naval de guerra, ao ponto de ter servido de modelo para frotas de outros países.
O Contra-almirante Rogério d'Oliveira, que completaria 100 anos no dia 15 de outubro do presente ano, também se notabilizou como presidente da Academia de Marinha, exercendo esse cargo entre 1985 e 2004.
Foi, sem dúvida, um dos últimos profundos conhecedores da construção naval de madeira, tendo desenvolvido ao longo da sua carreira diversos estudos sobre os barcos da expansão marítima, que representaram um marco, sendo considerados uma referência nos estudos de arqueologia naval.

N2