COMUNICADO Reforço de medidas de apoio social no âmbito da COVID-19

2020/11/30

Face ao atual estado de emergência decretado, decorrente da atual situação epidemiológica, a Presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, Dr.ª Elisa Ferraz, anuncia no âmbito do “Programa Estamos Aqui” o reforço das medidas de apoio socioeconómico aos munícipes, em situação vulnerável, o incentivo à dinamização do comércio local e o apoio às Instituições Concelhias de intervenção social, desportiva e cultural:

» Aumento do valor do fundo de emergência social para 250 000€ e prolongamento das medidas excecionais de acesso até 30 de junho de 2021. A este fundo podem aceder todos os Munícipes em situações excecionais, de carência, decorrentes da situação de Pandemia atual.

» Distribuição de refeições e cabazes por todo o Concelho, com a constituição de um banco de retaguarda para reforço das respostas sociais, numa articulação direta com os parceiros da rede social muito especialmente com as IPSS’s e Conferências Vicentinas Concelhias.

» Disponibilidade de apoio através da Loja Social, situada na Praça José Régio, de equipamentos, quer a nível de mobiliário, têxtil-lar, vestuário e calçado para diferentes faixas etárias.

» Apoio Social para consumo de água tornando-o gratuito até 15m3, de acordo com o regulamento em vigor.

» Acesso a medicamentos gratuitos, para doenças crónicas, através do “Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento”.

» Acesso à “Vacinação SNS-Local” que assegura gratuitidade da aplicação da vacina da gripe nas farmácias, a séniores acima aos 65 anos.

» Apoio à renegociação dos compromissos financeiros e de créditos assumidos pelas famílias.

» Novo reforço de 2 000 litros de gasóleo aos Bombeiros Voluntários de Vila do Conde e de 1 000 litros à Cruz Vermelha Concelhia.

» Dentro das limitações de utilização dos espaços culturais bem como da impossibilidade de ajuntamentos de pessoas, a Autarquia continua a compatibilizar as possibilidades de programação, existentes, dando lugar à apresentação pública dos agentes culturais locais.

» Para todos os espaços comerciais propriedade do Município, bem como para todos os lugares de mercados e feiras e esplanadas, redução de 50% em rendas e taxas até 30 de junho de 2021.

» Apoio à Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde, para num trabalho concertado com a Autarquia, levar a efeito ações que visem dinamizar a economia e comércio local. As iluminações e decorações de Natal na cidade e freguesias e o desenvolvimento de uma Campanha de Comunicação têm como finalidade o apelo à vivência desta época no nosso Concelho promovendo assim também o comércio local.

Reforçamos que todos aqueles que necessitem de apoio deverão dirigir-se aos Serviços Sociais da Autarquia que farão a respetiva avaliação e o encaminhamento devido.

O Executivo Municipal continuará atento à difícil situação que vivemos, fruto da pandemia COVID-19, de modo a garantir, dentro das suas competências, a proteção e a segurança dos vilacondenses.

Nós Estamos Aqui.

Com esperança aguardamos o futuro que em conjunto construímos.