Orçamento para 2021 aprovado em reunião de Câmara

2020/10/30

Foi aprovado ontem, em reunião de Câmara, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano para o Ano de 2021, delineado tendo em conta o momento único e particularmente difícil, face à atual crise pandémica da COVID-19, que atinge o concelho de Vila do Conde, o País e o Mundo.
Mesmo assim, num contexto macroeconómico difícil e imprevisível, o Orçamento para o próximo ano, no valor de 63 milhões de euros, mais 5,5 milhões por comparação com 2020, contempla o desenvolvimento sustentável de todo o concelho, destacando-se um muito significativo crescimento nos Investimentos Municipais face à média dos últimos anos e um incremento considerável da dotação do Fundo Social de Emergência e uma nova redução da Taxa do IMI.
De salientar que, para o próximo ano económico, no respeitante aos apoios financeiros a serem proporcionados às Juntas de Freguesia e ao Movimento Associativo, está previsto, face ao ano de 2020, um incremento de 11%, traduzido nos apoios de 2.875 milhões de euros para as Juntas de Freguesia e de 3 milhões de euros para as Associações Concelhias.
De forma igualmente relevante, estão contemplados no documento dois dos compromissos assumidos pelo Executivo Municipal: a diminuição sustentada da dívida financeira municipal - em 8 anos a dívida municipal passará de 52,8 para 25,1 milhões de euros - e ainda a redução de IMI, que em 2021 registará a taxa mais baixa de sempre - 0,32%, a que acresce o IMI Familiar.
O documento foi aprovado com os votos da maioria do movimento independente NAU, merecendo a abstenção dos vereadores do PS e o voto contra do vereador da Coligação Mais Vila do Conde e seguirá agora para apreciação da Assembleia Municipal.